Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças: análise de artigos nacionais da última década (2003-2013)

Autores/as

  • Miriam Maria Meque FAMERP
  • Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v13i3.3690

Resumen

Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema de grande prevalência na infância e adolescência. Caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, emocionais e comportamentais. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar artigos cientí­ficos de autores brasileiros na última década. Método: Revisão bibliográfica de artigos nacionais indexados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) da rede Bireme. Resultados: Foram resenhados 185 artigos, veiculados online, referentes ao perí­odo de 2003 a 2013. Conclusão: O TDAH merece estudos mais amplos e a partir dos primeiros anos de vida, de modo a entender os sinais e sintomas e as várias comorbidades envolvidas.

Palavras-chave: transtorno de deficit de atenção, hiperatividade, crianças, transtorno do comportamento infantil.

Biografía del autor/a

Miriam Maria Meque, FAMERP

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

Obstetriz, Enfermeira, Docente em Enfermagem Obstétrica, Docente e Orientadora da Graduação e da Pós-graduação da FAMERP, Coordenadora do Programa de Enfermagem - Mestrado Acadêmico da FAMERP  

Citas

Carreiro LRR, Jorge M, Tebar MR, Moraes PF, Araujo RR, Oliveira TAER, Panhoni VACS. Importância da interdisciplinaridade para avaliação e acompanhamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Psicol Teor Prat 2008;10(2):61-7.

Souza I, Mattos P, Pina C, Fortes D. TDAH: o impacto da ausência do diagnóstico. J Bras Psiquiatr 2008;57(2):139-41.

Pastura G, Mattos P, Araújo APQC. Prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e suas comorbidades em uma amostra de escolares. Arq Neuropsiquiatr 2007;65(4a):1078-83.

Legnani V, Almeida SFC. A construção diagnóstica de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma discussão crítica. Arq Bras Psicol 2008;60(1):2-13.

Segenreich D, Fortes D, Coutinho G, Pastura G, Mattos P. Anxiety and depression in parents of a Brazilian non-clinical sample of attention-deficit/hyperactivity disorder parents of a (ADHD) students. Braz J Med Biol Res 2009;42(5):465-9.

Coutinho G, Mattos P, Malloy-Diniz LF. Diferenças neuropsicológicas entre crianças e adolescentes portadores de transtorno da falta de atenção com hiperatividade e controles encaminhados por comprometimento acadêmico. Rev Bras Psiquiatr 2009;31(2):141-4.

Legnani VN, Almeida SFC. Hiperatividade: o 'não-decidido' da estrutura ou o 'infantil' ainda no tempo da infância. Estilos Clin 2009;14(26):14-35.

Santos LF, Vasconcelos LA. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar. Psicol Teor Pesqui 2010;26(4):717-24.

Mazzoni HMO, Tabaquim ML. Distúbio de conduta e transtorno de défict de atenção/hiperatividade: uma análise diferencial. Rev Psicol 2010;1(1):63-74.

Andrade AC, Flores-Mendoza C. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: o que nos informa a investigação dimensional? Estud Psicol (Natal) 2010;15(1):17-24.

Ferreira PVC. Uma revisão teórica sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH. Rev Psicol 2011;2(2): 57.

França MTB. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ampliando o entendimento. J Psicanal 2012;45(82):191-207.

Miranda MC. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura. Psicopedagogia 2012;29(89):256-68.

Costa AC, Dornelles BV, Rohde LAP. Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH. Psicol Reflex Crit 2012;25(4):791-801.

Itaborahy C, Ortega F. O metifenidato no Brasil: uma década de publicações. Ciênc Saude Coletiva 2013;18(3):803-16.

Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES [online]. [citado 2009 Abr 26]. Disponível em: URL: http://www.capes.gov.br/.

Scielo Brasil. [citado 2004 Out 21]. Disponível em: URL: http: www.scielo.br

United States. National Library of Medicine. National Institutes of Health. Fact Sheets. What’s the difference between MEDLINE and PubMed? [citado 2004 Out 25]. Disponível em URL: http://www.nlm.nih.gov/pubs/factsheets/pubmed.html

ELSEVIER. Embase.com. [citado 2004 Out 21]. Disponível em URL: <http://www.elsevier.com.br/bibliotecadigital/embase.htm>

BIREME. Biblioteca Virtual em Saúde. Metodologia Lilacs. [citado 2004 out 21]. Disponível em URL: www.bireme.br/abd

Publicado

2014-06-10

Número

Sección

Artículos de revisión