Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças: análise de artigos nacionais da última década (2003-2013)

Autores

  • Miriam Maria Meque FAMERP
  • Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v13i3.3690

Resumo

Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema de grande prevalência na infância e adolescência. Caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, emocionais e comportamentais. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar artigos cientí­ficos de autores brasileiros na última década. Método: Revisão bibliográfica de artigos nacionais indexados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) da rede Bireme. Resultados: Foram resenhados 185 artigos, veiculados online, referentes ao perí­odo de 2003 a 2013. Conclusão: O TDAH merece estudos mais amplos e a partir dos primeiros anos de vida, de modo a entender os sinais e sintomas e as várias comorbidades envolvidas.

Palavras-chave: transtorno de deficit de atenção, hiperatividade, crianças, transtorno do comportamento infantil.

Biografia do Autor

Miriam Maria Meque, FAMERP

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

Obstetriz, Enfermeira, Docente em Enfermagem Obstétrica, Docente e Orientadora da Graduação e da Pós-graduação da FAMERP, Coordenadora do Programa de Enfermagem - Mestrado Acadêmico da FAMERP  

Referências

Carreiro LRR, Jorge M, Tebar MR, Moraes PF, Araujo RR, Oliveira TAER, Panhoni VACS. Importância da interdisciplinaridade para avaliação e acompanhamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Psicol Teor Prat 2008;10(2):61-7.

Souza I, Mattos P, Pina C, Fortes D. TDAH: o impacto da ausência do diagnóstico. J Bras Psiquiatr 2008;57(2):139-41.

Pastura G, Mattos P, Araújo APQC. Prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e suas comorbidades em uma amostra de escolares. Arq Neuropsiquiatr 2007;65(4a):1078-83.

Legnani V, Almeida SFC. A construção diagnóstica de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma discussão crítica. Arq Bras Psicol 2008;60(1):2-13.

Segenreich D, Fortes D, Coutinho G, Pastura G, Mattos P. Anxiety and depression in parents of a Brazilian non-clinical sample of attention-deficit/hyperactivity disorder parents of a (ADHD) students. Braz J Med Biol Res 2009;42(5):465-9.

Coutinho G, Mattos P, Malloy-Diniz LF. Diferenças neuropsicológicas entre crianças e adolescentes portadores de transtorno da falta de atenção com hiperatividade e controles encaminhados por comprometimento acadêmico. Rev Bras Psiquiatr 2009;31(2):141-4.

Legnani VN, Almeida SFC. Hiperatividade: o 'não-decidido' da estrutura ou o 'infantil' ainda no tempo da infância. Estilos Clin 2009;14(26):14-35.

Santos LF, Vasconcelos LA. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar. Psicol Teor Pesqui 2010;26(4):717-24.

Mazzoni HMO, Tabaquim ML. Distúbio de conduta e transtorno de défict de atenção/hiperatividade: uma análise diferencial. Rev Psicol 2010;1(1):63-74.

Andrade AC, Flores-Mendoza C. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: o que nos informa a investigação dimensional? Estud Psicol (Natal) 2010;15(1):17-24.

Ferreira PVC. Uma revisão teórica sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH. Rev Psicol 2011;2(2): 57.

França MTB. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ampliando o entendimento. J Psicanal 2012;45(82):191-207.

Miranda MC. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura. Psicopedagogia 2012;29(89):256-68.

Costa AC, Dornelles BV, Rohde LAP. Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH. Psicol Reflex Crit 2012;25(4):791-801.

Itaborahy C, Ortega F. O metifenidato no Brasil: uma década de publicações. Ciênc Saude Coletiva 2013;18(3):803-16.

Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES [online]. [citado 2009 Abr 26]. Disponível em: URL: http://www.capes.gov.br/.

Scielo Brasil. [citado 2004 Out 21]. Disponível em: URL: http: www.scielo.br

United States. National Library of Medicine. National Institutes of Health. Fact Sheets. What’s the difference between MEDLINE and PubMed? [citado 2004 Out 25]. Disponível em URL: http://www.nlm.nih.gov/pubs/factsheets/pubmed.html

ELSEVIER. Embase.com. [citado 2004 Out 21]. Disponível em URL: <http://www.elsevier.com.br/bibliotecadigital/embase.htm>

BIREME. Biblioteca Virtual em Saúde. Metodologia Lilacs. [citado 2004 out 21]. Disponível em URL: www.bireme.br/abd

Downloads

Publicado

2014-06-10