Uma experiência multidisciplinar em um hospital pediátrico público

Autores/as

  • Laylla Ribeiro Macedo UFES

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v8i1.4634

Palabras clave:

multidisciplinar; experiências; profissionais de saúde

Resumen

O Internato Multidisciplinar propõe a agregação de outras bases de produção de conhecimentos, através da inclusão das ciências sociais e das ciências humanas à temática da formação em saúde, resultando numa produção inovadora de ensino em serviço entre profissionais de diversas formações. Foi instituído, em 2002, com atividades científicas com enfoque multidisciplinar. Este estudo objetiva descrever a importância do Internato na formação acadêmica dos atuais internos e na formação profissional dos ex-internos e preceptores. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Vitória-ES. A experiência do internato Multidisciplinar em uma Instituição pública, segundo os depoimentos dos participantes da pesquisa, revelou-se determinantemente positiva tanto na formação profissional dos internos, como na vivência cotidiana dos profissionais que são preceptores dos mesmos. No entanto, foi surpreendente o número reduzido de referências bibliográficas encontradas sobre o assunto.

Biografía del autor/a

Laylla Ribeiro Macedo, UFES

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Internato Multidisciplinar do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)

Citas

Mattos RA, Pinheiro R. Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2003.

Japiassu H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago; 1976.

Merhy EE. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: Merhy EE, Onocko RT, eds. Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec; 1997.

Guattari F. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense; 1977.

Minayo MCS. Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7a ed. São Paulo: Hucitec, Rio de janeiro: Abrasco; 2000.

Moreira-Silva SF. Projeto de implantação do serviço de DST/AIDS do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. Vitória: HINSG; 1996.

Rodrigues MG. Manual de Infectologia do HINSG. 2ª ed. Vitória: Rodrigues; 1998.

Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Caminhos para a mudança na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde: diretrizes da ação política para assegurar Educação Permanente no SUS. Brasília, 25 de junho de 2003.

Publicado

2021-03-20

Número

Sección

Artículos originales