Práticas educativas realizadas pelo enfermeiro í pessoa com estomia
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v14i4.47Resumen
Objetivo: Analisar as produções científicas nacionais e internacionais sobre as práticas educativas em saúde desenvolvidas pelo enfermeiro às pessoas com estomia. Método: Revisão integrativa com vista a responder a questão: Quais são as práticas educativas em saúde realizadas pelo enfermeiro às pessoas com estomia? Foi realizada busca de artigos publicados de 2003 a 2013, utilizando o instrumento de Chaves e as bases de dados Lilacs, Web of Science, Medline, Ibecs, Pubmed, BDENF e bibliotecas virtuais Scielo. Resultados: Cinco artigos selecionados direcionam as ações de educação em saúde pautadas no diálogo e utilização de materiais educativos (programa de multimídia e cartilha) que auxiliaram no processo de reabilitação. Conclusão: As ações educativas dos enfermeiros devem ser desenvolvidas desde o período pré-operatório e estender-se ao domicílio, sendo imprescindível a elaboração de um plano de educação individualizado embasado nas práticas e saberes da pessoa com estomia respeitando sua realidade social e cultural.
Palavras-chave: educação em saúde, Enfermagem, estomia.
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