Práticas educativas realizadas pelo enfermeiro í  pessoa com estomia

Autores

  • Sara Rodrigues Rosado Centro Municipal de Atenção às Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v14i4.47

Resumo

Objetivo: Analisar as produções cientí­ficas nacionais e internacionais sobre as práticas educativas em saúde desenvolvidas pelo enfermeiro às pessoas com estomia. Método: Revisão integrativa com vista a responder a questão: Quais são as práticas educativas em saúde realizadas pelo enfermeiro às pessoas com estomia? Foi realizada busca de artigos publicados de 2003 a 2013, utilizando o instrumento de Chaves e as bases de dados Lilacs, Web of Science, Medline, Ibecs, Pubmed, BDENF e bibliotecas virtuais Scielo. Resultados: Cinco artigos selecionados direcionam as ações de educação em saúde pautadas no diálogo e utilização de materiais educativos (programa de multimí­dia e cartilha) que auxiliaram no processo de reabilitação. Conclusão: As ações educativas dos enfermeiros devem ser desenvolvidas desde o perí­odo pré-operatório e estender-se ao domicí­lio, sendo imprescindí­vel a elaboração de um plano de educação individualizado embasado nas práticas e saberes da pessoa com estomia respeitando sua realidade social e cultural.

Palavras-chave: educação em saúde, Enfermagem, estomia.

Biografia do Autor

Sara Rodrigues Rosado, Centro Municipal de Atenção às Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Alfenas

Enfermeira responsável pelo Centro Municipal de Atenção í s Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Alfenas/MG

Referências

Ceccon RF, Oliveira KM, Rossetto MS, Germani ARM. Educação em saúde: percepção de profissionais atuantes em uma coordenadoria regional de saúde. Rev Gaúch Enferm 2011;32:56-62.

Souza MTM, Silva MD, Carvalho M. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo) 2010;8:102-6.

Reveles AG, Takahashi RT. Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico. Rev Esc Enferm USP 2007;41:245-50.

Delavechia RP. A percepção de si como ser-estomizado: um estudo fenomenológico. Rev Enferm UERJ 2010;18:223-8.

Alves GG, Aerts D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciênc Saúde Coletiva 2011;16:319-25.

Casarin MR, Piccoli JC. E. Educação em saúde para prevenção do câncer de colo do útero em mulheres do município de Santo Ângelo/RS. Ciênc Saúde Coletiva 2011; 16:3925-32.

Melaragno ALP. Estomas em pediatria – peculiaridades do cuidado. In: Matsubara MGS. Feridas e estomas em oncologia: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Lemar; 2012. p. 195-199.

Barreto LCL, Cardoso MHCA, Villar MAM, Gilbert ACB. Percepções dos profissionais de uma unidade de internação pediátrica sobre a alta de crianças ostomizadas. Rev Gaúch Enferm 2008;29:438-45.

Mendes KDS, Silveira RCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto-Enferm 2008; 17:758-64.

Chaves ECL. Revisão do diagnóstico de enfermagem angústia espiritual [Tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2008.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2 nd ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincot Williams & Wilkins; 2011.

Campos RG. Bournout: uma revisão integrativa na enfermagem oncológica [Dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2005.

Martins PAF, Alvim NAT. Perspectiva educativa do cuidado de enfermagem sobre a manutenção da estomia de eliminação. Rev Bras Enferm 2010;64:322-7.

Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Rev Gaúch Enferm 2012;33:95-101.

Cunha RR, Backes VMS, Heidemann ITSB. Desvelamento crítico da pessoa estomizada: em ação o programa de educação permanente em saúde. Acta Paul Enferm 2012;25:296-301.

Martins PAF, Alvim NAT. Plano de cuidados compartilhado junto a clientes estomizados: a pedagogia freireana e suas contribuições à prática educativa da enfermagem. Texto Contexto Enferm 2012;21:286-94.

Lo SF, Wang YT, Wu LY, Hsu MY, Chang SC, Hayter M. Multimedia education programme for patients with a stoma: effectiveness evaluation. J Adv Nurs 2010;67:68-76.

Downloads

Publicado

2015-11-10