Mapeamento e análise do fluxo de atendimento ao usuário em uma Unidade de Pronto Atendimento

Autores

  • Josué Souza Gleriano UNEMAT http://orcid.org/0000-0001-5881-4945
  • Tatiany Marques de Oliveira UNEMAT
  • Liz Vanessa Lupi Gasparini UNEMAT
  • Ana Claudia Pereira Terças-Trettel UNEMAT
  • Verônica Modolo Teixeira EERP
  • Camila Galiano Prefeitura Municipal de Sertãozinho
  • Gisele Caroline Richi Fabro EERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v18i6.2857

Resumo

Objetivo: Mapear e analisar o macroprocesso de atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Métodos: Trata-se de relato de experiência de integração ensino-serviço realizado em uma UPA localizada na região sudoeste do estado de Mato Grosso. Compuseram a equipe de trabalho docentes e discentes do curso de enfermagem e administração, direção, coordenador da equipe médica e de enfermagem e dois profissionais da assistência da UPA. A coleta foi dividida em etapas: o mapeamento do fluxo, de documentos e a caracterí­stica do tipo de atendimento. Resultados: A descrição dos dados primários e secundários levantados permitiu compreender que esse fluxo de atendimento participa do macroprocesso de atendimento ao usuário, composto por 5 processos, que ocorrem em 11 departamentos. Sua análise possibilitou identificar pontos de melhoria em todos os cinco processos. No perí­odo analisado, percebe-se que 77% da produção de atendimento são referentes às classificações verde e azul. Conclusão: Conclui-se a necessidade de aperfeiçoar espaços de gestão da assistência, aumentar o quantitativo de recursos humanos de enfermagem, além de instituir um diálogo com a atenção primária í  saúde por meio da gestão da clí­nica capaz de regular corretamente o usuário no sistema de saúde local.

Palavras-chave: serviço hospitalar de admissão de pacientes, serviço hospitalar de emergência, triagem, avaliação de processos, serviços de saúde.

Biografia do Autor

Josué Souza Gleriano, UNEMAT

Enfermeiro. Mestre em Saúde Coletiva. Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. Coordenador do Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde - EsQualOS

Tatiany Marques de Oliveira, UNEMAT

Enfermeira formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra, Mato Grosso, Bolsista do Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde – EsQualOS

Liz Vanessa Lupi Gasparini, UNEMAT

Administradora,  Doutora em Gestão da Tecnologia e da Inovação,  Docente Adjunta do Departamento de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra, Mato Grosso, Integrante do Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde - EsQualOS  

Ana Claudia Pereira Terças-Trettel, UNEMAT

Enfermeira, Doutora em Medicina Tropical, Docente Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra, Mato Grosso

Verônica Modolo Teixeira, EERP

Enfermeira, Especialista em Auditoria, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Camila Galiano, Prefeitura Municipal de Sertãozinho

Enfermeira da Prefeitura de Sertaozinho

Gisele Caroline Richi Fabro, EERP

Enfermeira, Especialista em Auditoria, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

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Publicado

2020-01-12

Edição

Seção

Relatos de experiência