Problem Based Learning aplicado ao ensino de enfermagem pelo ambiente virtual de aprendizagem: estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v20i1.4456Palavras-chave:
aprendizagem baseada em problemas; ensino de enfermagem; aprendizagem; enfermagem perioperatória; EnfermagemResumo
Objetivo: Descrever a experiência de estudantes de graduação utilizando o método Problem Based Learning por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, desenvolvida com estudantes na disciplina de cuidado perioperatório, do curso de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. A coleta de dados se deu no segundo semestre de 2017. Resultados: Participaram 13 estudantes de enfermagem. Quatro categorias foram formadas: Organização do grupo; compreensão sequencial da resolução do Problem Based Learning; Atribuições do coordenador e relator; discutindo sobre o aprendizado adquirido. Conclusão: Os achados mostram que essa ferramenta educacional desenvolvida em ambiente virtual de aprendizagem foi capaz de desencadear raciocínio, fomentar a autonomia e co-responsabilização. A problematização é eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois permitiu o desenvolvimento de autonomia para o autoaprendizado e autodirecionamento contribuindo para a transformação em agente ativo no processo de cuidar.
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