Dificuldades no acesso da comunidade surda à rede básica de saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v20i2.4542

Palavras-chave:

pessoas com deficiência auditiva; comunicação; acesso aos serviços de saúde; atenção primária à saúde; humanização da assistência

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura dificuldades acerca do acesso da comunidade surda aos serviços de saúde, no âmbito da atenção básica. Métodos: Revisão integrativa da literatura no período de 2005 a 2020, realizada na base de dados no portal eletrônico da Biblioteca Virtual em Saúde e na Scientific Eletronic Library Online, com o seguinte questionamento: Quais as dificuldades enfrentadas pela população surda, na busca pelo atendimento em saúde na atenção primária? Utilizou-se como critério de inclusão, artigos científicos publicados nos últimos 15 anos, disponíveis na íntegra, em português ou inglês. Resultados: Foram identificados 14 artigos e, mediante análise, foram encontradas três principais dificuldades: barreira comunicacional entre surdo e profissional de saúde; escassez de profissionais capacitados e ausência de intérpretes de Libras nos serviços da Atenção Básica. Conclusão: As dificuldades encontradas na revisão evidenciam a necessidade de habilitação em Libras para os profissionais de saúde, bem como a importância da contratação de intérpretes de Libras para integrar os serviços de saúde com o intuito de atender às necessidades básicas dos surdos.

Biografia do Autor

Maria Inês dos Santos, USP

Enfermeira pelo IFPE, Pesqueira/PE, doutoranda em Ciências (Relação patógeno-hospedeiro) pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), SP, Brasil

Águida Layse Oliveira Cavalcanti, IFPE

D.Sc., Enfermeira pelo IFPE, Pesqueira/PE

Valquíria Farias Bezerra Barbosa, IFPE

D.Sc., Enfermeira, Professora e Pesquisadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem, IFPE, Pesqueira, PE, Brasil

Ronny Diógenes de Menezes, UEPB

M.Sc., Especialista e Professor de Libras do Departamento de Educação da UFRN, Caicó, RN, Brasil

Claudia Daniele Barros Leite Salgueiro, IFPE

Doutora em Psicologia Clí­nica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada (Residência Multiprofissional) em Saúde Coletiva pela mesma Universidade, Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente e Pesquisadora do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), PE, Brasil

Saulo Santos da Silva, UNIDERP

Pedagogo pela Universidade de Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) Anhanguera, Campo Grande/MS, Professor de Letramento de Programação e Artes da  Escola de Tempo Integral Doutor Amaro de Lyra e César, Caruaru, PE, Brasil

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Publicado

2021-08-26