Dupla excepcionalidade: negligenciados na educação e na qualidade de vida!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v21i3.5210

Resumo

Dupla Excepcionalidade (DE) é a denominação dada a pessoas que junto com uma deficiência, síndrome ou transtorno, apresentam altas habilidades ou superdotação (AHSD). Algumas vezes as limitações ou deficiências podem “esconder” certas competências, potencialidades e especificidades, ofuscando ou impedindo o reconhecimento de AHSD, o que deve ser feito já nos primeiros anos escolares [1]...

Biografia do Autor

Sônia Maria Maciel Lopes, FAMERP

Pedagoga, graduada em Letras, Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) discente do Programa de Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), SP, Brasil

Júlio César André, FAMERP

D.Sc., Médico, Docente da graduação e pós-graduação da FAMERP e docente e orientador dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Enfermagem da FAMERP

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

Obstetriz, Enfermeira, livre docente em Enfermagem, docente e orientadora da graduação e pós-graduação da FAMERP e docente e orientadora dos Programa de Mestrado em Enfermagem da FAMERP

Referências

Silva JCG, Rangni RA. Dupla excepcionalidade: é possível identificar altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual? Revista Educação Especial 2022;35. doi: 10.5902/1984686X67646

Schabbach LM, Rosa JGL. Segregar ou incluir? Coalizões de defesa, ideias e mudanças na educação especial do Brasil. Rev Adm Pública 2021;55(6). doi: 10.1590/0034-761220210034

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [Internet]. Brasília: Inep; 2021. [cited 2022 June 23]. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo _tecnico_censo_escolar_2020.pdf

Brasil. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial [Internet]. Brasília: Diário Oficial da União; 2009. [cited 2022 June 23]. Available from: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf

Coutinho-Souto WKS, Fleith DS. Inclusão educacional: estudo de caso de um aluno com dupla excepcionalidade. Revista de Psicologia 2021;39(1):339-81. doi: 10.18800/psico.202101.014

Brasil. Presidência da República, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) [Internet]. [cited 2022 June 23]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm

Downloads

Publicado

2022-07-09