Percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre ação da testagem para COVID-19 durante o estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i1.5259

Palavras-chave:

COVID-19, teste para COVID-19, pandemia

Resumo

Este estudo teve como objetivo relatar a experiência das estagiárias do consultório de Enfermagem durante a participação em uma ação de testagem rápida para COVID-19 em um Centro Universitário privado no município de Niterói estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência e de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir da vivência das acadêmicas de enfermagem durante o estágio de saúde coletiva no consultório de enfermagem de uma Clínica Escola. Em nossa ação, foram atendidos e testados 25 professores e coordenadores, sendo 15 mulheres e 10 homens. Notamos que desse total, 11 funcionários tiveram resultado IgG positivo e parte deles não sabiam da condição em que se encontravam. Ressaltamos que o enfermeiro possui um papel fundamental para a elaboração de ações educativas contribuindo nas informações e prevenções sobre as doenças emergentes, tornando-se necessário a realização de futuros estudos de campo detalhando a experiência dos profissionais de saúde sobre essas ações.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Oliveira, Centro Universitário Anhanguera

Professora orientadora do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Niteroí, Docente das disciplinas Centro Cirúrgico/RPA/CME, Gestão em Enfermagem e Competências Profissionais, Niteroí, RJ, Brasil

Fernanda Gomes Costa, Centro Universitário Anhanguera

Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário Anhanguera de Niterói, RJ, Brasil

Bruna Lins Rocha de Pádua, Centro Universitário Anhanguera

Enfermeira Preceptor do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Anhanguera de Niterói, RJ, Brasil

Luiz Carlos Moraes França, Centro Universitário Anhanguera

Enfermeiro Preceptor do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Anhanguera de Niterói, RJ, Brasil

Pedro Paulo Corrêa Santana, Centro Universitário Anhanguera

Enfermeiro, Preceptor do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Anhanguera de Niterói, RJ, Brasil

Victória Badini Soton, Centro Universitário Anhanguera

Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário Anhanguera de Niterói, RJ, Brasil

Referências

Pires Brito SB, Braga IO, Cunha CC, Palácio MAV, Takenami I. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigil Sanit debat. 2020;8(2):54–63. doi: 10.22239/2317-269x.0153

Cavalcante JR, Santos ACC, Bremm JM, Lobo AP, Macário EM, Oliveira WK, et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol Serv Saúde. 2020;29(4):e2020376. doi: 10.5123/S1679-49742020000400010

Magno L, Rossi TA, Lima FWM, Santos CC, Campos GB, Marques LM, et al. Challenges and proposals for scaling up COVID-19 testing and diagnosis in Brazil. Cienc Saude Colet. 2020;25(9):3355–64. doi: 10.1590/1413-81232020259.17812020

Lou B, Li TD, Zheng SF, Su YY, Li ZY, Liu W, et al. Serology characteristics of SARS-CoV-2 infection since exposure and post symptom onset. Eur Respir J. 2020;56(2). doi: 10.1183/13993003.00763-2020

Santos LAO, Campelo YDM, Beltrão RPL, Mendonça GS, Silva VA, Campelo VMB. Análise da taxa de eficácia dos testes sorológicos rápidos para COVID-19 registrados na ANVISA: uma revisão sistemática na literatura. Res Soc Dev. 2021;10(11):e264101119615. doi: 10.33448/rsd-v10i11.19615

Strabelli TMV, Uip DE. COVID-19 and the heart. Arq Bras Cardiol. 2020;114(4):598-600. doi: 10.36660/abc.20200209

Downloads

Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Relatos de experiência