A pedagogia hospitalar no Brasil em tempos de pandemia da COVID-19: se já era complexo...
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v22i2.5461Resumo
A educação no meio hospitalar envolve a atuação compartilhada de profissionais das áreas de pedagogia e da saúde, tais como, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e enfermeiros, cada um a seu modo buscando integrar as necessidades de atenção em saúde da criança ou do adolescente hospitalizado por longos períodos e, assim, impedido de frequentar a escola regular, formalmente instituída [...]
Referências
Nahime JGS, Oliveira ECS, Oliveira FM, Nahime BO, Reis LC, Alves MM. Pedagogia hospitalar, um novo desafio para o profissional da educação. Braz J Develop. 2021;7(5):45398-415. doi: 10.34117/bjdv.v7i5.29400
Melo DCQ, Lima VMM. Professor na pedagogia hospitalar: atuação e desafios. Colloquium Humanarum. 2015;12(2):144-52. doi: 10.5747/ch.2015.v12. n 2.h213
Barreto ACF, Rocha DS. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im) possibilidades. Revista Encantar [Internet]. 2020 [citado 2023 abril 2];2:1-11. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480
Brasil. Ministério da Saúde. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde Brasília: Ministério da Saúde; 2015: 156 p.
Brasil. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2,11 setembro 2001. 2001 set 11.
Dantas JLL. Viver é muito perigoso - a prática pedagógica hospitalar em tempos de pandemia: uma reflexão à luz de grande sertão: veredas. Revista Pedagogia em Ação. 2021 13(1):226-36.
Brasil. Ministério da Educação E do Desporto MEC. Decreto Lei. Decreto Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Santos JAL, Camargo AB, Lisboa AM, Rocha CCT, Estevam C, Latterza E, Cassiano GP, et al. Desafios do ensino remoto para crianças e adolescentes com câncer em tempos de pandemia pela COVID-19 no contexto da educação hospitalar: estudo de caso. Rev Soc Bras Enferm Ped. 2022;22:eSOBEP 2022002
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sônia Maria Maciel Lopes, Júlio César André, Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, Leonila Santos de Almeida Sasso, Tiago Roberto Lopes Moreno, Laura Brenda Nunes Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.