Desenvolvimento e validação de um método de avaliação do ní­vel de prática no método Pilates por meio de exercí­cios do próprio método

Autores

  • Cláudia Tarragô Candotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v16i4.10

Resumo

Empiricamente, a avaliação do ní­vel do praticante iniciante de Pilates pode demorar mais de uma aula/sessão devido í  carência de instrumentos capazes de fornecer avaliações fidedignas. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar o Método de Avaliação do Ní­vel de prática no Método Pilates (MANiPilates). A validação de conteúdo foi realizada por seis expert. A validação de constructo foi testada com 20 indiví­duos de ní­veis distintos, utilizando o teste t independente. A reprodutibilidade foi testada com 30 indiví­duos, utilizando ICC, teste t-pareado, ANOVA one-way, coeficiente Kappa (k) e % de concordância (C) (p < 0,05). Os resultados demonstraram que o MANiPilates: 1) foi considerado muito adequado por quatro experts, 2) apresenta excelentes ní­veis de reprodutibilidade intra e inter-avaliador (k = 1; C = 100%) e 3) apresenta validade de constructo. Conclui-se que o MANiPilates é capaz de fornecer informação confiável sobre o ní­vel de prática, podendo auxiliar no processo de avaliação e acompanhamento de um treinamento.

Palavras-chave: avaliação, ní­vel de prática reprodutibilidade validação. 

Biografia do Autor

Cláudia Tarragô Candotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-04-23

Edição

Seção

Caderno Pilates