Desenvolvimento e validação de um método de avaliação do nível de prática no método Pilates por meio de exercícios do próprio método
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v16i4.10Abstract
Empiricamente, a avaliação do nível do praticante iniciante de Pilates pode demorar mais de uma aula/sessão devido í carência de instrumentos capazes de fornecer avaliações fidedignas. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar o Método de Avaliação do Nível de prática no Método Pilates (MANiPilates). A validação de conteúdo foi realizada por seis expert. A validação de constructo foi testada com 20 indivíduos de níveis distintos, utilizando o teste t independente. A reprodutibilidade foi testada com 30 indivíduos, utilizando ICC, teste t-pareado, ANOVA one-way, coeficiente Kappa (k) e % de concordância (C) (p < 0,05). Os resultados demonstraram que o MANiPilates: 1) foi considerado muito adequado por quatro experts, 2) apresenta excelentes níveis de reprodutibilidade intra e inter-avaliador (k = 1; C = 100%) e 3) apresenta validade de constructo. Conclui-se que o MANiPilates é capaz de fornecer informação confiável sobre o nível de prática, podendo auxiliar no processo de avaliação e acompanhamento de um treinamento.
Palavras-chave: avaliação, nível de prática reprodutibilidade validação.Â
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