Método terapêutico-pedagógico no tratamento da dor lombar

Autores

  • Marco Antônio Guimarães da Silva UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v8i1.1742

Resumo

O objetivo deste estudo foi confirmar a eficácia do método de atendimento terapêutico-pedagógico (AT-P) no tratamento da dor lombar. No método AT-P, o fisioterapeuta é convidado a estabelecer com seu cliente uma relação educador-educando. A metodologia adotada se apóia nos princí­pios biomecânicos da coordenação motora das fisioterapeutas Béziers e Piret, nos conceitos educativos do método de alfabetização Paulo Freire e nas Escolas da Coluna. Os grupos estudados foram selecionados aleatoriamente, a partir de 300 bombeiros militares do Estado do Rio de Janeiro. Para estabelecer uma análise comparativa utilizou-se o teste t de Student e o teste Qui-Quadrado, com significância estatí­stica de p < 0,05. Os resultados apresentaram uma melhora altamente significativa no perfil álgico do grupo experimental em relação ao grupo controle para os valores médios dos escores totais (p = 0,00009 < 0,05) e para o grau de benefí­cio relativo obtido pelos pacientes, observados a partir da avaliação do padrão de morbidade da dor lombar (p = 0,000433 < 0,05), e ainda, para os dados referentes í  escala analógica visual que avaliou a intensidade da dor percebida pelo cliente (p = 0,0058 < 0,05).

Palavras-chave: dor lombar, cinesioterapia, educação, autonomia e co-responsabilização.

Biografia do Autor

Marco Antônio Guimarães da Silva, UFRRJ

Professor associado da UFRRJ

 

Referências

Cheren A. A coluna vertebral dos trabalhadores – alterações da coluna relacionadas com o trabalho. Rev Med Reabil 1992;31:17-25.

Fortes F, Souza C, Barros T. Lombalgia: magnitude do problema. Acta Ortop Bras 2000; 8(1):47-51.

Halpern M, Hiebert R, Nordin M, Goldsheyder D, Crane M. The test-retest realibity of a new occupational risk factor questionnaire for outcome studies of low back pain. Appl Ergon 2001;32:39-46.

Lutz GK, Butzlaff M, Schultz-Venrath U. Looking back on back pain: trial and error of diagnoses in the 20th Century. Spine J 2003;28(16):1899-905.

Broadhust NA. Chronic low back pain – What are the treatment options? Aut Fam Physician 1999;28(1):25-30.

Van Wijmen PM. O manejo da lombalgia recorrente. In: Grieve GP. Moderna terapia manual da coluna vertebral. São Paulo: Interamericana; 1994. p.756-76.

Vanvelcenaher J et al. Programme de restauration funcionnelle du rachis dans les lombalgies chroniques. Encycl Méd Chir. Kinésitherapie Médecine physique-Réadaptation. Paris: Elsevier;1999. 14p.

Béziers MM, Piret S. A coordenação motora – aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus; 1992. 151p.

Freire P. Educação e mudança. Coleção Educação e Comunicação.Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1979. 79p.

Freire P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra ;1996. 165p.

Nuwayhid IA, Stewardt W, Johnson JV. Work activities and the onset of first-time low back pain among New York City fire fighters. Am J Epidemiol 1993;137(5):539-48.

Tawfik B. Symmetry and linearity of trunk function in subjects with non-specific low back pain. Clin Biomech 2000;16(2001):114-20.

Busquet L. Les chaînes musculaires tome II – lordoses – cyphoses – scolioses et déformations thoraciques. Paris: Frison-Roche; 1992. 188p.

Frost H, Moffett JA, Moser JS, Fairbank JC. Randomized controlled trial for evaluation of fitness programme for patients with chronic low back pain. BMJ 1995;310:15-4.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos originais