Método terapêutico-pedagógico no tratamento da dor lombar
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v8i1.1742Abstract
O objetivo deste estudo foi confirmar a eficácia do método de atendimento terapêutico-pedagógico (AT-P) no tratamento da dor lombar. No método AT-P, o fisioterapeuta é convidado a estabelecer com seu cliente uma relação educador-educando. A metodologia adotada se apóia nos princípios biomecânicos da coordenação motora das fisioterapeutas Béziers e Piret, nos conceitos educativos do método de alfabetização Paulo Freire e nas Escolas da Coluna. Os grupos estudados foram selecionados aleatoriamente, a partir de 300 bombeiros militares do Estado do Rio de Janeiro. Para estabelecer uma análise comparativa utilizou-se o teste t de Student e o teste Qui-Quadrado, com significância estatística de p < 0,05. Os resultados apresentaram uma melhora altamente significativa no perfil álgico do grupo experimental em relação ao grupo controle para os valores médios dos escores totais (p = 0,00009 < 0,05) e para o grau de benefício relativo obtido pelos pacientes, observados a partir da avaliação do padrão de morbidade da dor lombar (p = 0,000433 < 0,05), e ainda, para os dados referentes í escala analógica visual que avaliou a intensidade da dor percebida pelo cliente (p = 0,0058 < 0,05).
Palavras-chave: dor lombar, cinesioterapia, educação, autonomia e co-responsabilização.References
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