Mobilização precoce no paciente pediátrico criticamente enfermo: conhecimento e percepção da equipe multiprofissional de um hospital universitário

Autores

  • Beatriz da Silva Fagundes UERJ
  • Cristiane Sousa Nascimento Baez Garcia IFRJ
  • Jairo Werner UFF

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i6.2502

Resumo

Introdução: A falta de conhecimento sobre a mobilização precoce em pacientes pediátricos criticamente enfermos e a pouca percepção da sua importância têm sido descritos como contribuintes para a sua pouca difusão na área. Objetivo: Avaliar o conhecimento e a percepção da equipe multiprofissional de um hospital universitário acerca da mobilização precoce em pacientes pediátricos criticamente enfermos. Metodologia: Estudo observacional seccional analí­tico por meio de aplicação de questionário autopreenchido pelos profissionais da equipe multiprofissional que atuavam na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital universitário. Resultados: 60 profissionais responderam ao questionário, dentre eles: cinco (8,3%) fisioterapeutas, 19 (31,7%) médicos, 12 (20%) enfermeiros e 24 (40%) técnicos em enfermagem. Entre os participantes, 35 (58%) responderam que os estudos existentes na área pediátrica sugerem benefí­cios, enquanto 18 (30%) relataram não ter opinião formada sobre o assunto. Com relação í  percepção da importância da mobilização precoce, 14 (23,3%) consideram-na crucial, 24 (40%) muito importante, 18 (30%) importante e quatro (6,6%) pouco importante ou sem opinião sobre o assunto. Houve correlação positiva significativa entre o conhecimento e a percepção (P = 0,0075). Conclusão: A maioria dos participantes possui conhecimento acerca do tema e reconhece a sua importância, existindo uma relação positiva entre essas variáveis.

Palavras-chave: reabilitação, unidades de terapia intensiva pediátrica, serviço hospitalar de fisioterapia.


 

Biografia do Autor

Beatriz da Silva Fagundes, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cristiane Sousa Nascimento Baez Garcia, IFRJ

Docente e Suplente da Coordenação, Curso de Graduação em Fisioterapia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Jairo Werner, UFF

Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2019-02-01

Edição

Seção

Artigos originais