Mobilização precoce no paciente pediátrico criticamente enfermo: conhecimento e percepção da equipe multiprofissional de um hospital universitário

Authors

  • Beatriz da Silva Fagundes UERJ
  • Cristiane Sousa Nascimento Baez Garcia IFRJ
  • Jairo Werner UFF

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i6.2502

Abstract

Introdução: A falta de conhecimento sobre a mobilização precoce em pacientes pediátricos criticamente enfermos e a pouca percepção da sua importância têm sido descritos como contribuintes para a sua pouca difusão na área. Objetivo: Avaliar o conhecimento e a percepção da equipe multiprofissional de um hospital universitário acerca da mobilização precoce em pacientes pediátricos criticamente enfermos. Metodologia: Estudo observacional seccional analí­tico por meio de aplicação de questionário autopreenchido pelos profissionais da equipe multiprofissional que atuavam na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital universitário. Resultados: 60 profissionais responderam ao questionário, dentre eles: cinco (8,3%) fisioterapeutas, 19 (31,7%) médicos, 12 (20%) enfermeiros e 24 (40%) técnicos em enfermagem. Entre os participantes, 35 (58%) responderam que os estudos existentes na área pediátrica sugerem benefí­cios, enquanto 18 (30%) relataram não ter opinião formada sobre o assunto. Com relação í  percepção da importância da mobilização precoce, 14 (23,3%) consideram-na crucial, 24 (40%) muito importante, 18 (30%) importante e quatro (6,6%) pouco importante ou sem opinião sobre o assunto. Houve correlação positiva significativa entre o conhecimento e a percepção (P = 0,0075). Conclusão: A maioria dos participantes possui conhecimento acerca do tema e reconhece a sua importância, existindo uma relação positiva entre essas variáveis.

Palavras-chave: reabilitação, unidades de terapia intensiva pediátrica, serviço hospitalar de fisioterapia.


 

Author Biographies

Beatriz da Silva Fagundes, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cristiane Sousa Nascimento Baez Garcia, IFRJ

Docente e Suplente da Coordenação, Curso de Graduação em Fisioterapia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Jairo Werner, UFF

Universidade Federal Fluminense

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Published

2019-02-01