Impacto dos sintomas osteomusculares nas práticas de ensino de docentes

Autores

  • Mariana Bomfim Ribeiro FAINOR
  • Carla Pequeno da Silva Uninassau
  • Juliana Braga Facchinetti FAINOR
  • Adna Gorette Ferreira Andrade FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v20i1.2678

Resumo

Introdução: Os sintomas osteomusculares têm gerado preocupações í  saúde laboral dos professores. Esses incluem variadas doenças articulares, patologias na coluna e em tecidos moles. Objetivo: Avaliar o impacto dos sintomas osteomusculares no exercí­cio da atividade docente em ensino fundamental. Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa de natureza descritiva. A amostra foi composta por 24 mulheres (72,72%) e nove homens (27,27%), com média de idade de 46,18 anos. Resultados: Observou-se que 28 (84,84%) dos docentes já foram acometidos por sintomas osteomusculares. Nos últimos 12 meses, os professores apresentaram maiores sintomas osteomusculares principalmente nas regiões parte superior das costas 20 (60,60%), parte inferior das costas 18 (54,54%) e tornozelos e pés 18 (54,54%). Conclusão: Uma vez que os sintomas osteomusculares impactam diretamente na qualidade de vida e rendimento profissional de docentes, sugere-se a necessidade da criação e implementação de polí­ticas preventivas nas escolas com o intuito de cuidar da saúde dos docentes.

Palavras-chave: docentes, osteomusculares, sintomas afetivos.

Biografia do Autor

Mariana Bomfim Ribeiro, FAINOR

Acadêmica do Curso de Fisioterapia   da Faculdade Independente do Nordeste.

Carla Pequeno da Silva, Uninassau

Fisioterapeuta, Mestra em Saúde Pública, Docente na Uninassau, Mauricio de Nassau Vitória da Conquista/BA

Juliana Braga Facchinetti, FAINOR

Ft., Docente do curso de Fisioterapia Fainor,  Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional

Adna Gorette Ferreira Andrade, FAINOR

Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR, membro du Núcleo Docente Estruturante e docente do colegiado de Fisioterapia

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Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Artigos originais