Impacto dos sintomas osteomusculares nas práticas de ensino de docentes
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v20i1.2678Abstract
Introdução: Os sintomas osteomusculares têm gerado preocupações í saúde laboral dos professores. Esses incluem variadas doenças articulares, patologias na coluna e em tecidos moles. Objetivo: Avaliar o impacto dos sintomas osteomusculares no exercício da atividade docente em ensino fundamental. Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa de natureza descritiva. A amostra foi composta por 24 mulheres (72,72%) e nove homens (27,27%), com média de idade de 46,18 anos. Resultados: Observou-se que 28 (84,84%) dos docentes já foram acometidos por sintomas osteomusculares. Nos últimos 12 meses, os professores apresentaram maiores sintomas osteomusculares principalmente nas regiões parte superior das costas 20 (60,60%), parte inferior das costas 18 (54,54%) e tornozelos e pés 18 (54,54%). Conclusão: Uma vez que os sintomas osteomusculares impactam diretamente na qualidade de vida e rendimento profissional de docentes, sugere-se a necessidade da criação e implementação de políticas preventivas nas escolas com o intuito de cuidar da saúde dos docentes.
Palavras-chave: docentes, osteomusculares, sintomas afetivos.
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