Análise do tempo de reação simples e do paradigma oddball em estudantes antes e após participação em atividades acadêmicas: uma análise da neurociência aplicada a educação

Autores

  • Elivia Silva Teles UFPI
  • Maria Joaquina do Carmo Neta UFPI
  • Pollyana Soares Lustosa UFPI
  • Kaline Rocha UFPI
  • Carla Ayres UFPI
  • Pedro Ribeiro UFRJ
  • Bruna Velasques
  • Juliana Bittencourt UFRJ
  • Fernando Lopes e Silva Junior UFPI
  • Gildário Dias UFPI
  • Maurí­cio Cagy UFRJ
  • Silmar Teixeira UFPI
  • Rossano Fiorelli UNISUAM
  • Marco Orsini UNISUAM
  • Eduardo Trajano UNISUAM
  • Janaina de Moraes Silva UEPI http://orcid.org/0000-0002-8693-3957
  • Victor Hugo do Vale Bastos UFPI

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v20i1.2732

Resumo

Introdução: O tempo de reação é uma medida que indica o tempo que uma pessoa leva para iniciar um movimento. Há situações em que o tempo de reação encontra-se alterado, comprometendo o processamento da informação, com diminuição na detecção, transmissão e processamento dos estí­mulos. Objetivo: Investigar o tempo de reação visual em acadêmicos antes e após atividades avaliativas, nas diversas disciplinas. Metodologia: 50 acadêmicos foram analisados antes e após atividades avaliativas por meio do tempo de reação simples e paradigma oddball. Resultados: Com relação ao tempo de reação simples, o tempo de reação visual antes das atividades avaliativas foi menor que após, em contradição com o paradigma oddball. Verificou-se que a média geral do tempo de reação simples para prova prática foi maior comparado às demais, já no paradigma oddball verificou-se que a média geral para apresentação de seminário foi maior, comparado às demais. Conclusão: Diferenças significativas no tempo de reação simples e tempo de reação segundo paradigma oddball foram encontrados entre acadêmicos antes e após atividades avaliativas. Porém no tempo de reação simples foram encontrados valores menores antes das atividades, quando comparados com após, e o contrário foi encontrado no paradigma oddball.

Palavras-chave: tempo de reação, atividades avaliativas, paradigma oddball.

Biografia do Autor

Elivia Silva Teles, UFPI

Fisioterapeuta, UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI

Maria Joaquina do Carmo Neta, UFPI

Fisioterapeuta, UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI

Pollyana Soares Lustosa, UFPI

Fisioterapeuta, UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI

Kaline Rocha, UFPI

Doutoranda do programa de Biotecnologia da UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI

Carla Ayres, UFPI

Mestranda do programa de Biotecnologia da UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI

Pedro Ribeiro, UFRJ

Laboratório de mapeamento cerebral e integração sensório-motora IPUB/UFRJ, Rio de Janeiro/RJ

Bruna Velasques

Laboratório de mapeamento cerebral e integração sensório-motora IPUB/UFRJ, Rio de Janeiro/RJ

Juliana Bittencourt, UFRJ

Laboratório de mapeamento cerebral e integração sensório-motora IPUB/UFRJ, Rio de Janeiro/RJ

Fernando Lopes e Silva Junior, UFPI

Docente do curso de graduação da Universidade Federal do Piauí­-UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI, Docente do programa de mestrado em Ciências Biomédicas da UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI, Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade UFPI-CMRV-LAMCEF, Parnaí­ba-PI, Laboratório de Mapeamento e Plasticidade Cerebral UFPI-CMRV-LAMPLACE, Parnaí­ba/PI

Gildário Dias, UFPI

Laboratório de Neurofí­sica LANF-UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI

Maurí­cio Cagy, UFRJ

10Programa de Engenharia Biomédica COPPE-UFRJ

Silmar Teixeira, UFPI

Docente do curso de graduação da Universidade Federal do Piauí­-UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI, Docente do programa de mestrado em Ciências Biomédicas da UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI,  Laboratório de Mapeamento e Plasticidade Cerebral UFPI-CMRV-LAMPLACE, Parnaí­ba/PI,

Rossano Fiorelli, UNISUAM

Docente do programa de Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Local e do Mestrado em Ciências da Reabilitação na UNISUAM

Marco Orsini, UNISUAM

Docente do programa de Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Local e do Mestrado em Ciências da Reabilitação na UNISUAM, RJ, Pós-doutorando em Ciências Biomédicas UFPI, Parnaí­ba/PI

Eduardo Trajano, UNISUAM

Docente do programa de Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Local e do Mestrado em Ciências da Reabilitação na UNISUAM, RJ

Janaina de Moraes Silva, UEPI

Professora Adjunta Universidade Estadual do Piauí­-UESPI

Centro de Ciências da Saúde-CCS

Pós - doutoranda em Ciências Biomédicas UFPI

Victor Hugo do Vale Bastos, UFPI

5Docente do curso de graduação da Universidade Federal do Piauí­-UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI, 6Docente do programa de mestrado em Ciências Biomédicas da UFPI-CMRV, Parnaí­ba/PI, 7Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade UFPI-CMRV-LAMCEF, Parnaí­ba-PI

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Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Artigos originais