Avaliação do desenvolvimento neuromotor de crianças nascidas a termo e pré-termo nos primeiros seis meses de vida
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v14i3.389Resumo
Introdução: Os avanços nos cuidados intensivos neonatais têm proporcionado elevação da sobrevivência de recém-nascidos pré-termos, aumentando o risco de atraso no desenvolvimento no primeiro ano de vida. Sendo assim, estudos que acompanhem estas crianças são necessários para que intervenções especializadas sejam realizadas neste período em que as experiências vividas são decisivas para o desenvolvimento cerebral e para aquisições evolutivas posteriores. Objetivos: O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento neuromotor infantil (DNI) de crianças nascidas a termo e pré-termo nos seis primeiros meses de vida. Métodos: O estudo foi uma coorte prospectiva de crianças avaliadas do primeiro ao sexto mês, constituído por dois grupos, de 19 crianças cada, de ambos os sexos, nascidas no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira em Recife/PE. O grupo pré-termo tinha ao nascimento idade gestacional entre 29-36 semanas e peso ao nascer entre 1000-2500 gramas. O grupo a termo tinha IG entre 37-40 semanas e peso ao nascimento superior a 2500 gramas. Para avaliação do DNI foi utilizada a segunda versão da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil, conforme seu Index Score (IS) e sua classificação de desenvolvimento em: acelerado dentro dos limites de normalidade, levemente atrasado e muito atrasado. Resultados: Encontrou-se uma diminuição estatisticamente significante (p < 0,05) do DNI no grupo pré-termo em todos os meses, exceto no terceiro mês. Conclusão: A vulnerabilidade neuromotora de crianças pré-termo é intensificada até os seis meses, sugerindo uma reduzida funcionalidade do seu sistema nervoso nesta faixa etária.
Palavras-chave: desempenho psicomotor, prematuro, testes neuropsicológicos.
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