Conhecimento de pais/responsáveis sobre a importância da estimulação do desenvolvimento vestibular por meio de brinquedos/brincadeiras
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v22i4.4516Palavras-chave:
sistema vestibular; brinquedos/brincadeiras; pais/responsáveisResumo
Introdução: Por meio dos movimentos corporais, a criança interage e atua de forma dinâmica nos ambientes físico e social. Contudo, para que a criança possa agir, é necessário ter como suporte básico o equilíbrio corporal, que está associado às funções dos sistemas visual, proprioceptivo e vestibular. Este último contribui com informações importantes para a sensação e percepção do movimento e da posição do corpo como um todo. Quando apresenta algum distúrbio, pode comprometer a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Objetivo: Identificar o conhecimento de pais/responsáveis sobre a importância da estimulação do desenvolvimento vestibular por meio de brinquedos/brincadeiras. Métodos: Foi aplicado aos pais/responsáveis um questionário contendo 27 questões que buscam conhecer a rotina de brincadeira de crianças de 3 a 12 anos através da plataforma Google Forms. Resultados: Os resultados evidenciaram que apenas 37% dos pais/responsáveis participantes da pesquisa mostraram saber a relação do brincar e da estimulação do sistema vestibular com o aprendizado das crianças. A maioria dos participantes (71,70%) relatou não ter ouvido falar em Sistema Vestibular e não ter conhecimento sobre a função deste no desenvolvimento das crianças. Conclusão: Conclui-se com este estudo que poucos são os pais/responsáveis que já ouviram falar sobre o Sistema Vestibular e que conhecem a sua função e importância da estimulação deste por meio de brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento das crianças.
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