Análise dos marcos do desenvolvimento em prematuros utilizando a Escala Bayley

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v22i5.4601

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil; recém-nascido prematuro; intervenção precoce

Resumo

Prematuros apresentam risco aumentado para atrasos na aquisição de habilidades neuromotoras.  Os marcos do desenvolvimento preconizam que um bebê a termo de seis meses seja capaz de manter-se sentado com apoio, aos nove meses se locomova utilizando o movimento de engatinhar e, aos 12 meses, troque passos com apoio. Esse estudo pretendeu analisar o desenvolvimento motor grosseiro de bebês nascidos pré termo quanto a aquisição das habilidades do sentar, engatinhar e andar, utilizando os escores da Escala Bayley-III, aplicada aos seis, nove e 12 meses em participantes de um programa de intervenção precoce, relacionando-as ao sexo e idade gestacional. Observou-se que dos 129 participantes, 37,21% dos bebês sentaram com apoio por 30 segundos aos seis meses. Quanto a série engatinhar, avaliada aos nove meses, 27,91% dos bebês apresentaram o movimento nesta idade. Aos 12 meses, a maioria dos participantes (82,17%) apresentou o andar com apoio, o esperado para a idade. Considerando sexo e idade gestacional,

observou-se que quanto menos semanas gestacionais menos bebês alcançaram as metas para a idade/mês e essa ocorrência é mais frequente em meninos.

 

Biografia do Autor

Ligiane Souza dos Santos, Sorri-Bauru

Graduada em Fisioterapia, Mestre em Saúde Funcional pela USC, Fisioterapeuta da Sorri-Bauru, SP, Brasil                         

Lilian Cristina Munhoz Soria, Sorri-Bauru

Ft., M.Sc., Pós Graduada em Dermato-Funcional pela UNIMEP, Fisioterapeuta da Sorri- Bauru, SP, Brasil 

Janaina Senhorini dos Santos, Sorri-Bauru

Graduada em Fisioterapia pela USC, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNESP/Marília, Fisioterapeuta da Sorri-Bauru, SP, Brasil                              

Juliana Marinho Antoniucci, Sorri-Bauru

Graduada em Fisioterapia pela USC, Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB/UNESP,  Fisioterapeuta Supervisora da Sorri-Bauru, SP, Brasil

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, UNESP

Livre Docente em Psicologia do Desenvolvimento pela UNESP, campus de Bauru, SP, Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciência, UNESP, campus de Bauru, SP, Brasil

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Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Artigos originais