Análise dos marcos do desenvolvimento em prematuros utilizando a Escala Bayley
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v22i5.4601Palavras-chave:
desenvolvimento infantil; recém-nascido prematuro; intervenção precoceResumo
Prematuros apresentam risco aumentado para atrasos na aquisição de habilidades neuromotoras. Os marcos do desenvolvimento preconizam que um bebê a termo de seis meses seja capaz de manter-se sentado com apoio, aos nove meses se locomova utilizando o movimento de engatinhar e, aos 12 meses, troque passos com apoio. Esse estudo pretendeu analisar o desenvolvimento motor grosseiro de bebês nascidos pré termo quanto a aquisição das habilidades do sentar, engatinhar e andar, utilizando os escores da Escala Bayley-III, aplicada aos seis, nove e 12 meses em participantes de um programa de intervenção precoce, relacionando-as ao sexo e idade gestacional. Observou-se que dos 129 participantes, 37,21% dos bebês sentaram com apoio por 30 segundos aos seis meses. Quanto a série engatinhar, avaliada aos nove meses, 27,91% dos bebês apresentaram o movimento nesta idade. Aos 12 meses, a maioria dos participantes (82,17%) apresentou o andar com apoio, o esperado para a idade. Considerando sexo e idade gestacional,
observou-se que quanto menos semanas gestacionais menos bebês alcançaram as metas para a idade/mês e essa ocorrência é mais frequente em meninos.
Referências
Rocha SR, Dornelas FL, Magalhães LC. Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: revisão da literatura. Cad Bras Ter Ocup UFScar 2013;21(1). http://doi.org/10.4322/cto.2013.015
Caçola P, Bobbio TG. Baixo peso ao nascer e alterações no desenvolvimento motor: a realidade atual. Rev Paul Pediatr 2010;28(1):70-6. doi: 10.1590/S0103-05822010000100012.
World Health Organization (WHO). Global nutrition targets 2025: low birth weight policy brief [Internet]. Geneva: WHO; 2014 [cited 2020 Oct 16]. Available from: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/149020/2/WHO_NMH_NHD_14.5_eng.p
Zanini PQ, Hayashida M, Hara PS, Lima AC, Castro SS, Bueno CF, et al. Análise da aquisição do sentar, engatinhar e andar em um grupo de crianças pré termo. Fisioter Pesqui 2002;9(2):57-62. doi: 10.1590/fpusp.v9i2.79653
Formiga CKMR, Cezar MEN, Linhares MBM. Avaliação longitudinal do desenvolvimento motor e da habilidade de sentar em crianças nascidas prematuras. Fisioter Pesqui 2010;17(2):102-7. doi: 10.1590/S1809-29502010000200002
Messer VM, Grave TQ. Estudo do desenvolvimento motor de crianças de quatro a doze meses atendidas em uma escola municipal de educação infantil (EMEI) X crianças atendidas pelo programa primeira infância melhor (PIM). Caderno Pedagógico [Internet]. 2012 [cited 2021 Oct 5];9(2):73-91. Available from: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/858
Tortoreli JB. Importância da estimulação precoce no desenvolvimento motor de crianças sem acometimento patológico: Reflexão sobre a atuação do fisioterapeuta [TCC] [Internet]. Ariquemes, RO: Faculdade de Educação e Meio Ambiente; 2012. [cited 2021 Oct 5]. Available from: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/09be2-andrade,-leticia-pires-de.-a-importancia-da-estimulacao-precoce-no-desenvolvimento-motor-infantil.-fisioterapia.-lages_-unifacvest,-2019-02_.pdf
Christovão TCL, Antão FV, Grecco LAC, Zanon N, Corrêa JCF, Oliveira CS, et al. Aquisição do engatinhar em crianças prematuras: correlação com a idade gestacional e o peso ao nascimento. Ter Man [Internet]. 2012[cited 2021 Oct 6];10(49):272-6. Available from: http://host-client-assets.s3.amazonaws.com/files/mtprehab/tm_2012_49.pdf#page=39
Levada G, Costa PHL. Estudo da variabilidade das forças de reação do solo na aquisição do andar independente em bebês. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2012. doi: 10.1590/S1980-65742012000200016
Manacero S, Nunes M. Avaliação do desempenho motor de prematuros nos primeiros meses de vida na Escala Motora Infantil Alberta (AIMS). J Pediatr (Rio de J) 2008; 84(1).
doi: 10.1590/S0021-75572008000100010
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce. Crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. [Internet]. 2016 [cited 2021 Oct 5]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0a3anos_neuropsicomotor.pdf
Cardoso FGC, Formiga CKMR, Bizinotto T, Rosa Neto F. Validade concorrente da escala Brunet-Lézine com a Escala Bayley para avaliação do desenvolvimento de bebês pré termo até dois anos. Rev Paul Pediatr 2017;35(02). doi: 10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00005
Cavaggioni APM, Martins MCF, Benincasa MB. A influência da via de parto no desenvolvimento infantil: comparação por meio da Escala Bayley III. J Hum Growth Dev 2020;30(2):301-10. doi: 10.7322/jhgd.v30.10382
Bayley N. Escalas de desenvolvimento do desenvolvimento do bebê e da criança pequena. (Manual de Administração). São Paulo: Pearson; 2018.
Moraes JC, Costa LC, Alves CRJ, Ferreira Filho P, Tudella E, Frônio JS. O engatinhar: um estudo da idade de seu aparecimento e de sua relação com a aquisição da marcha. Fisioter Pesqui 1998;5(2):111-19. doi: 10.1590/fpusp.v5i2.77298
Chiquetti SEM, Carvalho ACF, Zanella AK, Valentin NC. Fatores de risco e desenvolvimento motor de bebês pequenos para idade gestacional a termo e pré termo. Revista Varia Scientia – Ciências da Saúde 2018;4(1). doi: 10.48075/vscs.v4i1.19531
Souza GVG, Lage JB, Guimarães EL. Motor development analysis of three-year-old children born preterm through the Motor Development Scale - Case Report. J Hum Growth Dev 2019;29(1). doi: 10.7322/jhgd.140229
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ligiane Souza dos Santos, Lilian Cristina Munhoz Soria, Janaina Senhorini dos Santos, Juliana Marinho Antoniucci, Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.