Conhecimento e aplicação de testes e instrumentos de avaliação em fisioterapia pediátrica e neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v23i4.5138

Palavras-chave:

Avaliação de Resultados da Assistência ao Paciente, Fisioterapeuta, Pediatria, Desenvolvimento infantil

Resumo

Introdução: Os instrumentos de avaliação podem permitir a mensuração de déficits funcionais, corroborando para um diagnóstico mais assertivo. Objetivo: Investigar o conhecimento e a aplicação de instrumentos/testes de avaliação em fisioterapia neonatal e pediátrica. Métodos: Observacional, descritivo, de corte transversal, realizado entre dezembro de 2020 e abril de 2021. Foram avaliados o conhecimento e a aplicação de instrumentos/testes de avaliação por fisioterapeutas que atuam em pediatria e/ou neonatologia na cidade de Salvador/BA. A coleta foi realizada através de um formulário online, produzido pelas autoras, e composto por 24 questões. Resultados: A amostra foi composta por 70 participantes, idade média de 32,5 ± 6,6 anos, 95,7% feminino, 32,9% com pós-graduação Lato Sensu, 51,4% atuavam no regime público, 30% trabalhavam em até dois setores. A mensuração da força muscular respiratória foi o teste mais conhecido (94,3%) e a Escala de Estado Funcional Pediátrica (FSS) o instrumento menos conhecido (41,4%) pelos fisioterapeutas. O instrumento/teste mais e menos aplicados na prática clínica foram, respectivamente, a mensuração da força muscular respiratória (47,1%) e o Denver II (71,4%). Conclusão: Apesar de haver maior frequência de fisioterapeutas que relataram conhecer os instrumentos/testes analisados, houve predominância da não aplicação destes na prática clínica.

Biografia do Autor

Andressa Franco Moreira, UNIJORGE

Pós-graduanda pela Faculdade Santa Casa da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Luanna Andrade Jacob Rebelo, UNIJORGE

Centro Universitário Jorge Amado, Salvado, BA, Brasil

Daiana de Jesus da Silva Mendes, UNIFAMEC

Centro Universitário UNIFAMEC, Camaçari, BA, Brasil

Marina Aguiar Pires Guimarães, UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Maiara Lanna Souza Bacelar Bouzas, UNIJORGE

Professora do Centro Universitário Jorge Amado, Salvador, BA, Brasil

Moema Pires Guimarães Soares, UNIJORGE

Professora do Centro Universitário Jorge Amado, Salvador, BA, Brasil

Michelli Christina Magalhães Novais, UNIJORGE

Professora do Centro Universitário Jorge Amado e Fisioterapeuta no Hospital Martagão Gesteira, Salvador, BA, Brasil

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Publicado

2022-08-13

Edição

Seção

Artigos originais