Interface entre a saúde coletiva e a fisioterapia: avaliação da polí­tica educacional

Autores

  • Vanessa Lôbo de Carvalho Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Ana Larissa Costa de Oliveira Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v17i4.515

Resumo

Objetivos: Avaliar por meio das polí­ticas educacionais a interface entre a fisioterapia e a saúde coletiva. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados documentos do Ministério de Educação e Cultura (MEC), do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) que possuem em seu teor relação com a interface fisioterapia e saúde coletiva. Os documentos analisados foram do perí­odo de 1963 a 2013. Resultados: Os documentos analisados apontam para uma interface em desenvolvimento da atuação do fisioterapeuta e a saúde coletiva influenciada pelo contexto econômico, polí­tico e social. A fim de minimizar as inadequações da interface entre a fisioterapia e a saúde coletiva o MEC e o MS desenvolveram medidas para adequação da formação e atuação ao contexto de saúde coletiva adotada pelo Sistema Único de Saúde. Conclusão: O estudo apontou para a ocorrência da inserção da fisioterapia na saúde coletiva e uma interface crescente entre esses, todavia são necessárias mudanças para ampliação dessa relação e análise do seu impacto na assistência í  saúde.

Palavras-chave: polí­ticas, polí­ticas públicas de saúde, Fisioterapia.

Biografia do Autor

Vanessa Lôbo de Carvalho, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Ft., M.Sc., Doutoranda em Biotecnologia, Professora do Centro Universitário Tiradentes, Maceió/AL, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Ana Larissa Costa de Oliveira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora Faculdade Estácio de Alagoas e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

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Publicado

2016-11-20