Interface entre a saúde coletiva e a fisioterapia: avaliação da polí­tica educacional

Authors

  • Vanessa Lôbo de Carvalho Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Ana Larissa Costa de Oliveira Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v17i4.515

Abstract

Objetivos: Avaliar por meio das polí­ticas educacionais a interface entre a fisioterapia e a saúde coletiva. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados documentos do Ministério de Educação e Cultura (MEC), do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) que possuem em seu teor relação com a interface fisioterapia e saúde coletiva. Os documentos analisados foram do perí­odo de 1963 a 2013. Resultados: Os documentos analisados apontam para uma interface em desenvolvimento da atuação do fisioterapeuta e a saúde coletiva influenciada pelo contexto econômico, polí­tico e social. A fim de minimizar as inadequações da interface entre a fisioterapia e a saúde coletiva o MEC e o MS desenvolveram medidas para adequação da formação e atuação ao contexto de saúde coletiva adotada pelo Sistema Único de Saúde. Conclusão: O estudo apontou para a ocorrência da inserção da fisioterapia na saúde coletiva e uma interface crescente entre esses, todavia são necessárias mudanças para ampliação dessa relação e análise do seu impacto na assistência í  saúde.

Palavras-chave: polí­ticas, polí­ticas públicas de saúde, Fisioterapia.

Author Biographies

Vanessa Lôbo de Carvalho, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Ft., M.Sc., Doutoranda em Biotecnologia, Professora do Centro Universitário Tiradentes, Maceió/AL, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Ana Larissa Costa de Oliveira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora Faculdade Estácio de Alagoas e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

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Published

2016-11-20