Auriculoterapia para o controle da ansiedade em estudantes universitários: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v23i6.5182Palavras-chave:
auriculoterapia, ansiedade, estudantes, terapias complementaresResumo
Introdução: A ansiedade é um problema recorrente entre universitários e a auriculoterapia como técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Brasil pode contribuir para seu controle. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a redução da ansiedade de universitários por meio da auriculoterapia. Métodos: Realizou-se busca por ensaios clínicos randomizados entre fevereiro e março de 2020 em quatro bases de dados, sendo a qualidade metodológica avaliada pela Escala PEDro seguindo as recomendações PRISMA. Resultados: Foram encontradas 962 referências, participando da análise quatro estudos. Verificou-se que houve variação entre os protocolos de intervenção, tempo de tratamento, instrumentos de quantificação do nível de ansiedade e nomenclaturas dos pontos. Um estudo não apresentou redução significativa da ansiedade. Três estudos foram classificados como de boa qualidade e um de baixa qualidade. Conclusão: Os estudos sugerem que a auriculoterapia pode ser eficaz no controle da ansiedade em universitários. Devido à especificidade da amostra, o número de estudos encontrados foi baixo, o que indicou a necessidade de mais pesquisas.
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