Auriculoterapia para o controle da ansiedade em estudantes universitários: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v23i6.5182

Palavras-chave:

auriculoterapia, ansiedade, estudantes, terapias complementares

Resumo

Introdução: A ansiedade é um problema recorrente entre universitários e a auriculoterapia como técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Brasil pode contribuir para seu controle. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a redução da ansiedade de universitários por meio da auriculoterapia. Métodos: Realizou-se busca por ensaios clínicos randomizados entre fevereiro e março de 2020 em quatro bases de dados, sendo a qualidade metodológica avaliada pela Escala PEDro seguindo as recomendações PRISMA. Resultados: Foram encontradas 962 referências, participando da análise quatro estudos. Verificou-se que houve variação entre os protocolos de intervenção, tempo de tratamento, instrumentos de quantificação do nível de ansiedade e nomenclaturas dos pontos. Um estudo não apresentou redução significativa da ansiedade. Três estudos foram classificados como de boa qualidade e um de baixa qualidade. Conclusão: Os estudos sugerem que a auriculoterapia pode ser eficaz no controle da ansiedade em universitários. Devido à especificidade da amostra, o número de estudos encontrados foi baixo, o que indicou a necessidade de mais pesquisas.

Biografia do Autor

Alberto Sumiya, UFSC

Ft., Professor Doutor na UFSC/CCR/BSU/CBS, Florianópolis, SC, Brasil

Maria Helena Ribeiro de Checchi, UFAM

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

Gabriel Farhat, UEPG

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR, Brasil

Kelerman Ezequiel dos Santos, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Secretaria Municipal de Caraguatatuba, SP, Brasil

Vanessa Mainara Marcos, UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Carla Fabiana Tenani, UNICAMP

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil

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Publicado

2022-12-22