Efeitos da utilização da música como fator ambiental facilitador durante o atendimento fisioterapêutico de crianças e adolescentes com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v24i4.5272Palavras-chave:
Fisioterapia, paralisia cerebral, música, classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúdeResumo
Objetivo: Verificar a eficácia do enriquecimento da fisioterapia a partir da utilização da música como fator ambiental facilitador no contexto da reabilitação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC). Métodos: Série de três casos de crianças e adolescentes com PC, classificados no Gross Motor Classification System (GMFCS) nos níveis I, II e III, em que a música foi utilizada como facilitador na sessão de fisioterapia. Realizou-se a avaliação das características sociodemográficas e clínicas, além da avaliação com três instrumentos de avaliação padronizados para essa população: GMFCS, Functional Mobility Scale (FMS) e Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS). Resultados: Verificou-se melhora na função motora grossa dos indivíduos através do escore do GMFM pré e pós-intervenção, atingindo e/ou ultrapassando o valor da mínima diferença clinicamente importante. Referente à qualidade vida, notam-se melhoras nos escores de todas as variáveis avaliadas para os indivíduos de GMFCS I e III. Contudo, a variável transferência e mobilidade do indivíduo GMFCS II obteve redução de escore em 4 pontos. Conclusão: A música associada ao atendimento fisioterapêutico, nos três casos com PC relatados foi um facilitador motivacional, com a capacidade de modificar positivamente a função motora grossa, a qualidade de vida e a participação em diferentes ambientes.
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