Efeitos da utilização da música como fator ambiental facilitador durante o atendimento fisioterapêutico de crianças e adolescentes com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v24i4.5272

Palavras-chave:

Fisioterapia, paralisia cerebral, música, classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde

Resumo

Objetivo: Verificar a eficácia do enriquecimento da fisioterapia a partir da utilização da música como fator ambiental facilitador no contexto da reabilitação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC). Métodos: Série de três casos de crianças e adolescentes com PC, classificados no Gross Motor Classification System (GMFCS) nos níveis I, II e III, em que a música foi utilizada como facilitador na sessão de fisioterapia. Realizou-se a avaliação das características sociodemográficas e clínicas, além da avaliação com três instrumentos de avaliação padronizados para essa população: GMFCS, Functional Mobility Scale (FMS) e Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS). Resultados: Verificou-se melhora na função motora grossa dos indivíduos através do escore do GMFM pré e pós-intervenção, atingindo e/ou ultrapassando o valor da mínima diferença clinicamente importante. Referente à qualidade vida, notam-se melhoras nos escores de todas as variáveis avaliadas para os indivíduos de GMFCS I e III. Contudo, a variável transferência e mobilidade do indivíduo GMFCS II obteve redução de escore em 4 pontos. Conclusão: A música associada ao atendimento fisioterapêutico, nos três casos com PC relatados foi um facilitador motivacional, com a capacidade de modificar positivamente a função motora grossa, a qualidade de vida e a participação em diferentes ambientes.

Biografia do Autor

Júlia Masiero Cardoso, FSG

Acadêmica egressa do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Caxias do Sul, RS, Brasil

Kamilly Noronha da Silva, FSG

Acadêmica egressa do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Caxias do Sul, RS, Brasil

Carla Skilhan de Almeida, UFRGS

Doutora e mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS/RS, docente do Curso de Fisioterapia da UFRGS, RS, Brasil

Renata D’Agostini Nicolini-Panisson, FSG

Doutora e mestre em Pediatria e Saúde da Criança pela PUC/RS, docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), RS, Brasil

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Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos originais