Uma análise da implementação do modelo de ensino one minute preceptor na vivência da prática profissional de estudantes de fisioterapia de uma faculdade do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v24i1.5335Palavras-chave:
preceptoria, fisioterapia, avaliação, educação baseada em competênciasResumo
Analisar o impacto do One Minute Preceptor na vivência da prática profissional de estudantes de fisioterapia de uma instituição de ensino superior que utiliza metodologia ativa de ensino no Nordeste brasileiro. Estudo de intervenção, qualiquantitativo, sequencial explanatório, realizado no centro de reabilitação, um dos cenários do hospital escola, com amostra de 20 estudantes e 10 preceptores. Ocorreu em quatro etapas, seguindo a resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, sob parecer 3.021.399. Análises quantitativas realizadas no Microsoft Office Excel 2016® e Software Rstudio®, a qualitativa conforme análise de conteúdo de Bardin. O One Minute Preceptor mostrou-se adequado a metodologia da instituição e perfil dos estudantes participantes. Estimulou, motivou e favoreceu o raciocínio crítico reflexivo, sendo percebido pelos grupos melhora na condução da preceptoria, feedback e postura ativa dos estudantes, possibilitando consolidar instrumentos facilitadores de ensino-aprendizagem em ambientes de prática clínica.
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