Impacto de vivências corporais em estudantes de fisioterapia da Universidade Santa Cecília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v24i3.5358

Palavras-chave:

corpo, percepção, estudantes, fisioterapia

Resumo

Introdução: Este estudo teve como objetivo identificar os principais aspectos da experiência dos estudantes da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília, que frequentaram a disciplina “Vivência Corporal e Coordenação Motora” no segundo semestre do ano letivo de 2020. Métodos: Foram analisados os depoimentos de 38 estudantes, num estudo descritivo qualitativo retroativo.   Esses testemunhos, constituindo a avaliação bimestral, foram colhidos em dois momentos diferentes do processo de práticas de vivências corporais semanais. Foi perguntado aos estudantes se são praticantes de exercício físico, se praticam esporte de alto rendimento, se fazem uso de técnicas de educação somática, e há quanto tempo exercem essas atividades; ou, se já praticaram alguma dessas modalidades, há quanto tempo estão inativos. Para a análise de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin. Conclusão: Ao final da pesquisa, foi possível inferir o impacto positivo dessas vivências na vida e no corpo desses alunos.

Biografia do Autor

Marcelle Fernanda Vieira Carvalho Lemos, UNISANTA

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Santos, SP, Brasil

José Luiz Portolez, UMC

Fisioterapeuta, mestre em engenharia Biomédica pela UMC, Mogi das Cruzes, SP, Brasil

Patricia Andrade Batista, USP

Fisioterapeuta, mestre em Ciências pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP, São Paulo, SP, Brasil

Cláudia de Oliveira, UNISANTA

Fisioterapeuta, mestre e doutora em Ciências pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP, Docente Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Santos, SP, Brasil

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Publicado

2023-06-25

Edição

Seção

Artigos originais