Diagnóstico educativo em saúde de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica em uso de oxigênio domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v24i5.5455

Palavras-chave:

educação em saúde, fisioterapia, DPOC, oxigênio

Resumo

Introdução: A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença respiratória caracterizada por obstrução crônica do fluxo aéreo, associada a respostas inflamatórias anormais dos pulmões. Em casos avançados, a pessoa com a doença necessita de uso suplementar de oxigênio, limitando-a nas atividades de vida diária. Objetivo: Identificar diagnósticos educativos em saúde de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica em uso de oxigênio domiciliar do Programa Melhor em Casa. Métodos: Este artigo descreve a primeira fase de uma pesquisa baseada em design realizada em Dourados-Mato Grosso do Sul, no período de novembro de 2022 a março de 2023.

Introdução: A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença respiratória caracterizada por obstrução crônica do fluxo aéreo, associada a respostas inflamatórias anormais dos pulmões. Em casos avançados, a pessoa com a doença necessita de uso suplementar de oxigênio, limitando-a nas atividades de vida diária. Objetivo: Identificar diagnósticos educativos em saúde de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica em uso de oxigênio domiciliar do Programa Melhor em Casa. Métodos: Este artigo descreve a primeira fase de uma pesquisa baseada em design realizada em Dourados-Mato Grosso do Sul, no período de novembro de 2022 a março de 2023. Participaram da pesquisa quatorze sujeitos, 9  mulheres e 5 homens, com uma média de idade de 73,4 anos. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas, na sequência foi realizada a análise de conteúdo à luz do referencial de Maria Helena Salgado Bagnato. Resultados: Foram identificados dois diagnósticos educativos: proporcionar troca de saberes para melhor entendimento da doença e identificar condições para que os sujeitos enfrentem e se adaptem frente às limitações da doença. Conclusão: Assim, apoiados nesses diagnósticos, as ações educativas em saúde do fisioterapeuta consistirão em planejar alternativas para o entendimento e compreensão do processo de adoecimento, e prover meios de se adaptarem melhor frente às limitações da doença, tornando-os sujeitos ativos no seu processo de educação em saúde. 

Biografia do Autor

Marlova Debastiani Esteves, UEMS

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS, Brasil

Rogério Dias Renovato, UEMS

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS, Brasil

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Publicado

2023-10-26

Edição

Seção

Artigos originais