Avaliação do desenvolvimento motor de crianças institucionalizadas em uma creche municipal de Teresina/PI

Autores

  • Rebeca Conceição Torres Santos da Costa Novafapi

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v12i6.953

Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor é a contí­nua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, e não pode ser definido em termos absolutos. No desenvolvimento infantil, os primeiros anos de vida são cruciais para a aquisição de conhecimentos e habilidades, por isso é importante promover o desenvolvimento infantil nas creches. Objetivo: Avaliar a função neuropsicomotora de crianças institucionalizadas em uma creche municipal de Teresina/PI, utilizando o Teste de Denver II para uma avaliação adequada. Material e métodos: A pesquisa foi de natureza descritiva e transversal. Foram avaliadas 39 crianças regularmente matriculadas na Creche Municipal Ladeira do Uruguai utilizando o Teste de Denver II. Resultados: Verificou-se que 92,3% do total de 39 crianças avaliadas com Denver II foram classificadas como normais, e 7,7% apresentaram déficit na realização das tarefas propostas, de acordo com os quatro domí­nios do teste. Conclusão: Este estudo mostrou que 92,3% das crianças avaliadas tiveram bom desempenho nas tarefas propostas segundo o Teste de Denver II. É de suma importância as creches proporcionarem maior estí­mulo e interação com o ambiente, além do incentivo a novas tarefas, pois o contexto em que a criança está inserida influencia grandemente o aparecimento de novas habilidades melhorando as etapas posteriores da vida.

Palavras-chaves: desenvolvimento infantil, função neuropsicomotora, habilidades motoras.

Biografia do Autor

Rebeca Conceição Torres Santos da Costa, Novafapi

Novafapi, Teresina/PI

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Publicado

2017-05-20

Edição

Seção

Artigos originais