Avaliação do desenvolvimento motor de crianças institucionalizadas em uma creche municipal de Teresina/PI
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v12i6.953Resumo
Introdução: O desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, e não pode ser definido em termos absolutos. No desenvolvimento infantil, os primeiros anos de vida são cruciais para a aquisição de conhecimentos e habilidades, por isso é importante promover o desenvolvimento infantil nas creches. Objetivo: Avaliar a função neuropsicomotora de crianças institucionalizadas em uma creche municipal de Teresina/PI, utilizando o Teste de Denver II para uma avaliação adequada. Material e métodos: A pesquisa foi de natureza descritiva e transversal. Foram avaliadas 39 crianças regularmente matriculadas na Creche Municipal Ladeira do Uruguai utilizando o Teste de Denver II. Resultados: Verificou-se que 92,3% do total de 39 crianças avaliadas com Denver II foram classificadas como normais, e 7,7% apresentaram déficit na realização das tarefas propostas, de acordo com os quatro domínios do teste. Conclusão: Este estudo mostrou que 92,3% das crianças avaliadas tiveram bom desempenho nas tarefas propostas segundo o Teste de Denver II. É de suma importância as creches proporcionarem maior estímulo e interação com o ambiente, além do incentivo a novas tarefas, pois o contexto em que a criança está inserida influencia grandemente o aparecimento de novas habilidades melhorando as etapas posteriores da vida.
Palavras-chaves: desenvolvimento infantil, função neuropsicomotora, habilidades motoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.