Impacto de Exergames na qualidade de vida de idosos

Authors

  • Pierre Soares Brandão UCB
  • Ivo Vieira de Sousa Neto UCB
  • Suliane Beatriz Rauber UCB
  • Ruam Pedro Francisco de Assis Pimente CEULP
  • Michelle Sales Zukowski CEULP
  • Fabiano Fagundes UFSC
  • Carmen Silvia Grubert Campbell UCB

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v18i3.1058

Abstract

Introdução: A Qualidade de Vida (QV) está relacionada a interações de aspectos fí­sico, psicológico, social e ambiental do ser humano. Com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, surgiu a necessidade de se desenvolver estratégias para manutenção da QV durante o envelhecimento. Os exergames têm sido considerados uma possibilidade de intervenção lúdica para manutenção e melhora da QV em todas as idades. Objetivo: Avaliar a influência de exergames que utilizam o Kinect sobre a QV de idosos sedentários. Métodos: Seis idosos (n = 2M; n = 4F; 64,83 ± 4,07 anos) participaram de 2 sessões semanais de 30 min de atividade de jogos com Kinect durante seis meses. A versão curta do questionário World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) foi aplicada pré e pós-intervenção. Resultados: Tanto a QV Geral quanto o Domí­nio Ambiental melhoraram significativamente após a intervenção (67,72 ± 10,95 vs. 70,82 ± 9,10, p = 0,01; 55,38 ± 3,50 vs. 64,06 ± 6,47, p = 0,02) respectivamente. Já os domí­nios Fí­sico e Psicológico não apresentaram alteração significativa após a intervenção (67,26 ± 19,35 vs. 72,02 ± 15,87, p = 0,45; 70,13 ± 22,42 vs. 73,61 ± 7,75, p = 0,69) respectivamente. Conclusão: A intervenção com jogos de videogame ativo com Kinect interferiu positivamente na QV geral e no domí­nio ambiental dos idosos participantes do estudo.

Palavras-chave: qualidade de vida, idoso, exergames.

Author Biographies

Pierre Soares Brandão, UCB

Ft., M.Sc., Doutorando no programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica, Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)

Ivo Vieira de Sousa Neto, UCB

 M.Sc., Doutorando no programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica, Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)

Suliane Beatriz Rauber, UCB

M.Sc., Doutorando no programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica, Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)

Ruam Pedro Francisco de Assis Pimente, CEULP

Graduando em Psicologia, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP)

Michelle Sales Zukowski, CEULP

Graduando em Psicologia, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP)

Fabiano Fagundes, UFSC

Graduação em Psicologia, Mestrado em Ciência da Computação (UFSC/SC)

Carmen Silvia Grubert Campbell, UCB

D.Sc., Professora no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Fí­sica da UCB

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Published

2017-06-25