Estudo comparativo da prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares do ensino fundamental do municí­pio de Quixadá/CE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i4.1169

Abstract

Introdução: A má postura caracteriza-se pela relação defeituosa entre as várias partes do corpo que produz uma maior tensão nas estruturas de apoio. Objetivo: Comparar a prevalência de alterações posturais da coluna vertebral em alunos do ensino fundamental de duas escolas, uma da rede privada e outra da rede pública, do municí­pio de Quixadá/CE. Métodos: Avaliaram-se 40 alunos voluntários de ambas as escolas, sendo 48% do sexo masculino e 52% do sexo feminino, com idades entre 11 e 15 anos. Analisaram-se com ajuda de bolas de isopor sobrepostas nos principais relevos anatômicos e em seguida fotografias, nas quatro vistas, anterior, posterior, lateral esquerda e lateral direita, de forma estática, posicionados atrás do simetrógrafo, analisando através do software Coreldraw, marcando as alterações mais evidentes. Resultados: Demonstraram a saúde deficiente da coluna vertebral em escolares, com a identificação de várias alterações posturais, sendo mais prevalente na instituição da rede municipal de Quixadá/CE. Sendo elas: hipercifose, desequilí­brio pélvico, desequilí­brio escapular, inclinação lateral cervical, anteriorização cervical e elevação unilateral do ombro. Entretanto, os alunos da instituição da rede privada apresentaram as mesmas alterações, sendo em um menor í­ndice. Conclusão: Observou-se que o fator socioeconômico das instituições e dos alunos que as compõe pode provocar futuras alterações posturais, devido às mobí­lias e a forma de transporte de materiais serem inadequadas. O estudo sugere a presença de um fisioterapeuta no ambiente escolar onde seria possí­vel intervir na evolução dessas alterações e a fixação dos desvios, visando o trabalho preventivo e educacional.

Palavras-chave: postura, epidemiologia, escoliose, Fisioterapia.

Author Biographies

Denilson Queiroz Cerdeira, Centro Universitário Estácio do Ceará

Ft., M.Sc.,  Docente do Centro Univeristário Estácio do Ceará e da Faculdade Vale do Jaguaribe

Cristiane Clemente de Mello Salgueiro, RENORBIO

D.Sc., Médica Veterinária, Orientadora, Docente do Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO

José Ferreira Nunes, RENORBIO

D.Sc., Médico Veterinário, Orientador, Docente do Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO

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Published

2018-09-15