Aproximação com a saúde pública e a promoção da saúde no exercí­cio da docência em fi sioterapia

Authors

  • Maria Cristina Flores Soares Instituto de Ciências Biológias

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v11i2.1360

Abstract

Este estudo investigou como fi sioterapeutas, que atuam em Cursos de Fisioterapia do RS, se aproximam e articulam sua prática docente com a saúde pública/promoção da saúde. A coleta dos dados foi realizada de abril a outubro de 2008 por meio de um instrumento estruturado enviado a cada participante. Fizeram parte da amostra 126 docentes de 23 instituições, sendo 75,4% do sexo feminino, média de idade de 35,7 ± 6,1 anos e tempo médio de docência de 7,5 ± 6,0 anos. Esses sujeitos tiveram uma formação técnica, com pouca aproximação com a saúde pública/promoção da saúde. Sua atividade profi ssional anterior í  docência esteve voltada í  cura/ reabilitação, principalmente em ambulatórios privados (8,76 ± 2,69). No exercí­cio da docência, 31,0% supervisionam estágios em unidades públicas de atenção básica, 17,5% ministram disciplinas com aproximação í  saúde pública/promoção da saúde e 33,7% estão em projetos de pesquisa nessa área. Entre as demais atividades na instituição, destacam-se as clí­nico-assistenciais (6,70 ± 4,02), promoção da saúde (6,52 ± 3,62) e prevenção de doenças (6,15 ± 3,72). Os resultados mostram que, apesar dos avanços observados nas práticas docentes com o tema proposto, há um longo caminho a ser percorrido para que sejam formados fi sioterapeutas com o perfi l proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aptos a ocuparem os espaços abertos pela reorganização do SUS, especialmente na atenção básica.

Palavras-chave: saúde pública, promoção da saúde, ï¬ sioterapia (especialidade), educação superior.

Author Biography

Maria Cristina Flores Soares, Instituto de Ciências Biológias

Ft., D.Sc. Docente do Instituto de Ciências Biológias e do PPGCiSau-FU

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Published

2017-12-08