A relação da ï¬sioterapia com o processo de ensinoaprendizagem na visão dos professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v11i5.1424Abstract
O desenvolvimento neuropsicomotor se inicia na vida intrauterina, envolvendo maturação, crescimento físico e a construção da área neurológica. O fi sioterapeuta na escola tem um papel signifi cativo no processo ensino-aprendizagem, identifi cando defasagens e buscando a otimização da vida escolar das crianças. O objetivo foi demonstrar como os professores percebem o papel do fi sioterapeuta no processo de inclusão escolar de crianças portadoras de distúrbios neurológicos. A pesquisa foi descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, através da Análise de Bardin, com a amostra de 6 professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa/PB. Como resultados, a média de idade foi de 37,5 anos, 100% do gênero feminino, que, apesar de conceituarem a fi sioterapia apenas como uma ciência reabilitatória, foram unânimes ao afi rmarem que já vivenciaram evoluções funcionais a partir desta atuação em relação ao processo de ensino-aprendizagem e percebem o importante papel da fi sioterapia na Educação Inclusiva. Concluímos que a visão dos professores em relação í fi sioterapia foi fundamental para compreender as relações e experiências vivenciadas por eles, a fi m de que se possa criar vínculos mais fortes entre os profi ssionais da saúde e da educação, favorecendo o desenvolvimento neuropsicomotor e escolar dos alunos. Palavras-chave: fisioterapia, ensino aprendizagem, professoresReferences
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