Estudo comparativo entre o goniômetro universal e o flexímetro Sanny na mensuração da fl exão passiva da articulação do cotovelo
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i3.1525Abstract
Introdução: A medida da amplitude de movimento (ADM) é deï¬ nida como a liberdade de movimento da articulação que pode variar de acordo com diversas infl uências, permitindo aos proï¬ ssionais fazerem uma análise da propedêutica, evolução do tratamento e prognóstico de modo quantitativo. Objetivo: Comparar o desempenho do Goniômetro Universal com o Flexímetro Sanny® na aferição passiva da fl exão da articulação do cotovelo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cuja amostra foi composta por 51 mulheres saudáveis, com faixa etária média de 22,63 ± 2,68 anos e média do Índice de Massa Corpórea (IMC) de 20,92 ± 1,77 kg/ m². Os instrumentos utilizados para o estudo foram o Goniômetro Universal Carci® e o Flexímetro Sanny®. Os registros das medidas foram obtidos após a fl exão passiva do cotovelo dominante em sua amplitude máxima. Para a análise estatística foi utilizada a análise descritiva, teste t pareado, a correlação de Pearson e concordância pelo gráï¬ co de Bland Altman. Resultados e conclusão: Foram encontradas diferenças estatisticamente signiï¬ cativas entre as medidas dos instrumentos, entretanto há uma correlação positiva e forte entre elas, possibilitando o uso de ambos na avaliação da ADM passiva, devendo, entretanto, sempre utilizar o mesmo instrumento em um mesmo indivíduo. Palavras-chave: amplitude de movimento articular, goniometria, fl eximetria, cotovelo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors are authorized for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.