Avaliação da qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v8i4.1784Abstract
A proposta deste estudo foi elaborar uma escala de qualidade da postura corporal para pré-adolescentes. Duas amostras foram utilizadas: 1) 4 fisioterapeutas, que participaram como juízes para avaliar o conteúdo da escala; 2) 92 pré-adolescentes, 40 masculinos e 52 femininos, 35 de escola privada e 57 de escola pública, idade entre 10 e 12 anos. A "Escala de Qualidade Postural para Pré-adolescentes" mediu 4 áreas: postura sentada, postura em pé, postura deitada, postura em relação ao material escolar. Foi utilizado também um programa de avaliação postural computadorizada, denominado "Posturograma". Através da utilização da correlação de Pearson, foi possível observar correlações significativas entre as 4 áreas da escala, indicando sua validade de conteúdo. No entanto, quando comparados os resultados da escala com as medidas da avaliação computadorizada, somente 3 correlações significativas foram encontradas. Conclui-se que foi possível avaliar a qualidade postural de pré-adolescentes através de instrumentos válidos, no entanto, outros estudos se fazem necessários nesta área.
Palavras-chave: escala, qualidade, avaliação, postura.
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