Avaliação da qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala

Authors

  • Sergio Fernando Zavarize UCC

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v8i4.1784

Abstract

A proposta deste estudo foi elaborar uma escala de qualidade da postura corporal para pré-adolescentes. Duas amostras foram utilizadas: 1) 4 fisioterapeutas, que participaram como juí­zes para avaliar o conteúdo da escala; 2) 92 pré-adolescentes, 40 masculinos e 52 femininos, 35 de escola privada e 57 de escola pública, idade entre 10 e 12 anos. A "Escala de Qualidade Postural para Pré-adolescentes" mediu 4 áreas: postura sentada, postura em pé, postura deitada, postura em relação ao material escolar. Foi utilizado também um programa de avaliação postural computadorizada, denominado "Posturograma". Através da utilização da correlação de Pearson, foi possí­vel observar correlações significativas entre as 4 áreas da escala, indicando sua validade de conteúdo. No entanto, quando comparados os resultados da escala com as medidas da avaliação computadorizada, somente 3 correlações significativas foram encontradas. Conclui-se que foi possí­vel avaliar a qualidade postural de pré-adolescentes através de instrumentos válidos, no entanto, outros estudos se fazem necessários nesta área.

Palavras-chave: escala, qualidade, avaliação, postura.

Author Biography

Sergio Fernando Zavarize, UCC

Ft.,  Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas, Especialista em RPG, Clí­nica Fisioterapêutica Zavarize, Mogi Mirim SP

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Published

2018-01-01

Issue

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Original articles