Estimulação e aquisição do controle cervical e do rolar por meio do método Halliwick associado ao conceito Bobath, em crianças com atraso motor

Authors

  • Márcia Cristina Bauer Cunha UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v7i3.1906

Abstract

O desenvolvimento motor é um processo contí­nuo que depende de fatores biológicos, comportamentais e ambientais. Qualquer alteração de um desses fatores provocará um atraso motor. A incidência suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na faixa etária de zero a dois anos nas creches municipais de Florianópolis, durante o segundo semestre de 2001, foi alta, perfazendo 86,1% da amostra. A fisioterapia oferecerá í  criança uma vida com melhor funcionalidade, servindo-se de recursos como o conceito Bobath, que visa a uma adequação de tônus, inibição de padrões patológicos e a uma facilitação de movimentos funcionais, associado ao método Halliwick, que utiliza atividades lúdicas visando a melhora dos movimentos. O objetivo deste estudo foi demonstrar os benefí­cios do método Halliwick como complemento ao conceito Bobath na aquisição e melhora do controle cervical e do rolar em crianças com atraso motor. Foram estudadas 5 crianças com atraso motor, com idade inferior a 2 anos. Elas foram submetidas a uma terapia em piscina aquecida com duração de 45 minutos, e uma no solo, por 1 hora, totalizando 44 sessões. Foi aplicado um protocolo de hidroterapia (método Halliwick) associado a um de solo utilizando o conceito Bobath. Houve melhora das atividades realizadas na água (rotações: sagital, transversal e longitudinal). No solo as crianças adquiriram controle cervical completo e o rolar, passar para postura sentada e o sentar foram realizados com auxí­lio do terapeuta. A fisioterapia motora, em conjunto com a hidroterapia, proporcionou í  criança novas aquisições, em relação í  melhora do controle cervical, rolar e sentar. A hidroterapia, por meio do método Halliwick, proporcionou às crianças maior liberdade de amplitude de movimento, aumentando a funcionalidade e contribuindo para a realização das atividades propostas no solo, além da melhora das atividades realizadas na piscina, englobando as diferentes rotações.

Palavras-chave: atraso motor, hidroterapia, método Halliwick, conceito Bobath

Author Biography

Márcia Cristina Bauer Cunha, UNINOVE

Fisioterapeuta, professora do curso de Fisioterapia da UNINOVE

References

Bee E. A criança em desenvolvimento. 7 ed. Porto Alegre: Artmed; 1996. p. 121-206.

Brazelton TB. Bebês e mamães. 1 ed. Rio de Janeiro: Campus; 1981. p.45-58.

Halpern R, Giuliani JRE, Victora CS, Barros CF, Horta LB. Fatores de risco para suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de vida. J Pediatr 2000;76(6):421-8.

Caon G, Ries LGK. Suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor em idade precoce: uma abordagem em creches públicas. Tema sobre Desenvolvimento 2003;12(70):11-7.

Baum G. Aquaeróbica: manual de treinamento. 1 ed. São Paulo: Manole; 2000. p.3-39.

Campion MR. Hidroterapia: princípios e prática, 1 ed. São Paulo: Manole; 2000. p.14-20,166-71.

Published

2018-03-20

Issue

Section

Original articles