A postura sentada e a motricidade humana no contexto da criança escolar: a mochila não é a única responsável pelos problemas posturais
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i4.1910Abstract
Este trabalho tem por objetivo principal discutir o paradigma do aprendizado escolar formal ocorrer basicamente na posição sentada, considerando atitude crítica porque a postura sentada é extremamente danosa í saúde da coluna vertebral, induz a comportamentos posturais e gera hábitos danosos que se propagam para a vida adulta. É um estudo descritivo acerca da manutenção da postura sentada em crianças escolares, os resultados demonstram a necessidade de treinar os professores e que a manutenção da postura sentada por longos períodos produz fadiga muscular no aluno. É conclusiva a necessidade de ampliar as aulas de educação física e mudar o paradigma didático da educação.
Palavras-chave: postura, prevenção e controle, saúde escolar, ergonomia.ÂReferences
Cunha MSV. Ciência da motricidade humana. Uma investigação epistemológica. 1ª ed. Coleção Ciências da Educação. Rio de Janeiro: Palestra Edições Desportivas; 1985.
20PROSAD – Programa de Saúde do Adolescente. Ministério da Saúde. Distrito Federal. 1989.
Silva C. Promoção de saúde no âmbito escolar. Secretaria de Saúde do MunicÃpio do Rio de Janeiro.
Floyd WF, Roberts DF. Anatomical and physiological principles in chair and tables designs. Ergonomics 1958;2(1):1-16.
Anderson BJG, Örtengren R, Nachemson AL, Elfström G, Broman H. The sitting posture: an electromyographic an discometric study. Orthopedic Clinics of North America 1975;6(1):105-19.
Sobrinho FPN, Ãvila AOV, Moro ARP. O design da carteira escolar e sua implicações na postura das crianças. VII Congresso Brasileiro de Biomecânica; 1999. p.125-1.
Sobrinho FPN, Ãvila AOV, Moro ARP, Mello OS. Análise experimental do comportamento na posição sentada: ergonomia do mobiliário escolar. In: Range B, ed. Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. Campinas: Editorial Psy III; 1995.
Coury HJCG. Programa auto-instrucional para o controle de desconfortos posturais em indivÃduos que trabalham sentados. [Tese]. Campinas: Unicamp, São Paulo; 1994.
McGill SM, Hughson RL, Parks K. Lumbar eretor spinae oxygenation during prolonged contractions: implications for prolonged work. Ergonomics 2000;43(4):486-93.
Parcells C, Stommel M, Hubbard RP. Mismatch of classroom furniture and student body dimensions. Journal of Adolescent Health 1999;24:265-73.
Ferriane MGC, Kanehira AS, Ferreira E, Cano MAT. Orientação postural aos escolares em escolas da rede pública do ensino de 1º e 2º graus, no MunicÃcio de Ribeirão Preto/SP. Revista Brasileira de Saúde Escolar 1996;4(1,2):51-4.
Lindeman M, Behm K. Cognitive strategies and self-esteem as predictors of brace-wear noncompliance in patients with idiopathic scoliosis and kyphosis. Journal of Pedriatric Orthopaedics,1999;19: 93-9.
Link DM, Teixeira JS, Oliveira LG, Mota CB. Análise cinemática do andar de crianças transportando mochilas. Anais do IX Congresso de Brasileiro de Biomecânica; 2001. p.180-4.
Mota JAPS. A postura como factor de observação na escola. Rev Bras Ciênc Mov 1991;5(2):36-40.
Morrissy R. School screening for scoliosis. Spine 1999;24(24):2584-91.
Neto FR. Avaliação postural em escolares de 1a. à 4a. série do 1.o grau. Rev Bras Ciênc Mov 1991;5 (2):7-11.
Pinho RA, Duarte MFS. Análise postural em escolares de Florianópolis – SC. Revista Brasileira de Atividade FÃsica e Saúde 1995;1(2):49-58.
Pires AC, Silva PCF, Silva PMPE, Medeiros SM, Gasparin V. Prevenção fisioterápica de escoliose em crianças da primeira série do primeiro grau. Fisioter Mov 1990;2(2):45-80.
Rocha EST, Pedreira ACS. Problemas ortopédicos comuns na adolescência. Jornal de Pediatria. 2001;77 (Supl 2):S225-33.
Le Boulch J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. A psicocinética na idade pré-escolar. 1ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992.. 220p.
Floyd WF, Ward JS. Anthropometric and physiological considerations in school, office and factory seating. Ergonomics 1969;12(2):132-9.
Le Boulch J. Rumo a uma ciência do movimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas; 1987. 239p.
Barbosa LG. Ação ergonômica: desenvolvimento de um programa de ergonomia acerca das atividades nos escritórios dos edifÃcios Adhemar de Barros e Horta Barbosa da PETROBRAS S.A. [Dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Engenharia de Produção; 1999. 91p.
Barbosa LGM, Tadeu O, Soares CC, Cardoso IP. Intervenção fisioterapêutica preventiva em alunos de 5ª a 8ª séries do Colégio de Aplicação da Universidade Iguaçu. Fisioter Bras 2002;3(1):42-5.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors are authorized for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.