Alterações estruturais do colágeno da placa de crescimento irradiado por laser de baixa intensidade: uma investiação por microscopia de força atômica
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i5.1933Abstract
O presente estudo investigou através da microscopia de força atômica o efeito sistêmico e local da radiação laser sobre a placa de crescimento ósseo. Foram utilizados ratos Wistar, com 30 dias de idade, divididos aleatoriamente: Grupo GC (n = 5), não irradiados pelo laser; Grupo G5J (n = 10), irradiado por um laser (fl uência = 5 J/cm2) e ï¬ nalmente, o grupo G60J (n = 10) também irradiados por um laser de baixa intensidade (60 J/cm2). Dos grupos tratados, foi avaliado o efeito sistêmico na placa contralateral, sendo denominados como G5JS (n = 10) a avaliação da placa de crescimento contralateral í irradiada do grupo G5J e o grupo G60JS (n = 10) a avaliação da placa de crescimento contralateral í irradiada do grupo G60J. O tratamento consistiu de 06 aplicações de laser pela técnica pontual na pata traseira direita sobre a região ântero-medial da placa de crescimento proximal da tíbia, com intervalo de 48 horas entre as irradiações. Observamos aumento na espessura dos feixes de colágeno, alteração do sentido de orientação e organização destes feixes, principalmente através de seu efeito local. O laser pode provocar alterações estruturais nos feixes de colágeno, porém os nossos resultados não são suï¬ cientes para aï¬ rmar que o crescimento ósseo possa ser afetado. Palavras-chave: laser, AFM, placa de crescimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors are authorized for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.