Hansení­ase: conhecimento e representações sociais dos alunos do curso de Fisioterapia

Authors

  • Felipe José Jandre dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Maria Kátia Gomes UFRJ
  • Antônio José Ledo Alves da Cunha UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v15i3.336

Abstract

Introdução: A hansení­ase é historicamente marcada pelo estigma, preconceito e exclusão. Objetivo: Investigar as representações sociais e os conhecimentos sobre hansení­ase dos estudantes do curso de Fisioterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Material e métodos: Utilizou-se um questionário autoaplicado, semiestruturado dividido em cinco categorias: campanhas e divulgação; manifestações; tratamento; formas de contágio; representação e estigma. Resultados: Participaram do estudo 45 alunos do primeiro e segundo ano do curso de fisioterapia do IFRJ, selecionados aleatoriamente, com média de idade 20,9 (± 5,5) anos. Na categoria campanhas e divulgação, 88,9% dos entrevistados consideram as campanhas veiculadas insuficientes para esclarecer a população. Nas manifestações clí­nicas, 42,2% dos estudantes associaram a manchas na pele, 68,8% responderam haver correlação com algum tipo de alteração da sensibilidade. No grupo cura e tratamento, 88,6% acredita que a doença tem cura com 33,3% citando o tratamento medicamentoso como preconizado. Em 44,4% das respostas o contato direto com o doente foi apontado como principal via de contaminação. Na categoria estigma, 95,6% concordam que as pessoas com hansení­ase não deveriam ser isoladas do conví­vio social. Sobre a representação individual, 35,5% ainda associam a doença í  lepra. Conclusão: Foi possí­vel constatar que os alunos de fisioterapia ainda apresentam conhecimento distorcido sobre a doença. Grande parte das respostas tem fundamentação no imaginário social e histórico da doença. Evidencia-se a necessidade de esclarecimento para a formação de profissionais capazes de atuar em uma equipe interdisciplinar visando o cuidado integral í  saúde da população com hansení­ase.

Palavras-chave: hansení­ase, estigma social, Fisioterapia.

Author Biographies

Felipe José Jandre dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Ft., D.Sc., Professor do curso de Fisioterapia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Programa de Pós Graduação do Departamento de Clí­nica Médica da UFRJ, Rio de Janeiro

Maria Kátia Gomes, UFRJ

D.Sc., Professora Colaboradora do Departamento de Clí­nica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro

Antônio José Ledo Alves da Cunha, UFRJ

D.Sc., Professor Titular da Faculdade de Medicina e do Curso de pós-graduação do Departamento de Clí­nica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ  

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Published

2016-07-14