Programas de escola de postura desenvolvidos entre 2004-2014: aspectos metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v17i4.514Abstract
Objetivou-se analisar pesquisas da última década (2004-2014) sobre o programa Escola de Postura na dor lombar crônica a fim de promover maior uniformidade e efetividade de sua aplicação. Trata-se de uma revisão bibliográfica delimitada cuja busca foi realizada nos bancos de dados online. Encontrou-se uma dominância de trabalhos avaliando a dor e a incapacidade dos indivíduos acometidos. Os instrumentos mais utilizados para mensurar os efeitos dos programas foram o SF-36, o Roland Morris e a EVA. Quanto aos programas educacionais, a literatura demonstra 4 encontros o número mais utilizado (n = 5). A duração predominante (n = 6) foi de 1 hora cada encontro, com teoria associada í prática. Em alguns trabalhos (n = 5), foi enfocada a importância da manutenção dos exercícios e cuidados domiciliares. Percebeu-se que embora hajam alguns aspectos padronizados, ainda restam muitas características a serem sistematizadas. Não há consenso sobre a metodologia que deva ser seguida.
Palavras-chave: dor lombar, escola de postura, postura.
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