Desempenho motor de crianças entre escolas urbanas do centro e da periferia

Authors

  • Laí­s Rodrigues Gerzson Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v16i3.78

Abstract

A infância é um perí­odo marcado pelas aquisições de diversas habilidades motoras. O ambiente desfavorável pode intervir negativamente o ritmo do desenvolvimento e acabar por limitar as possibilidades de aprendizagem e aquisição motora das crianças. Sendo assim, a avaliação motora é fundamental para diagnosticar e intervir, o mais precocemente possí­vel no atraso do desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, o objetivo geral deste estudo foi avaliar o desempenho motor de crianças, entre 3 e 6 anos de idade, pertencentes a escolas localizadas nas regiões central e periférica de Santa Maria/RS. A pesquisa foi composta por 142 crianças entre 3 e 6 anos de idade, 53 escolares da região periférica (RP) e 89 escolares da região central (RC). O instrumento utilizado para a avaliação foi o Exame Neurológico Evolutivo de Lefèvre (ENE), com os testes de equilí­brio dinâmico, estático e coordenação apendicular. Atrasos no desempenho motor foram constatados nas crianças, independentemente da região escolar que pertenciam e do sexo. Conclui-se da importância da avaliação e intervenção por uma equipe multiprofissional da área da saúde, para minimizar os atrasos no desempenho motor.

Palavras-chave: pré-escolares, desempenho perceptual-motor, Fisioterapia.

Author Biography

Laí­s Rodrigues Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS)

Ft., Pós-graduada em Motricidade Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS), Porto Alegre/RS

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Published

2016-04-23