Análise das impressões plantares de bailarinas através de parâmetros plantigráficos

Autores

  • Ana Vannise de Melo Gomes Uninovafapi
  • Darlan de Oliveira Alencar Uninovafapi
  • Rebeca Conceição Torres Santos da Costa CEUT

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v18i3.1049

Resumo

Introdução: O ballet clássico é uma dança que na maioria das vezes utiliza posições extremas como rotação externa dos quadris e flexão plantar de tornozelos e pés. Podendo, estes últimos, sofrerem alterações morfo-estruturais. Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as impressões plantares de bailarinas clássicas através de parâmetros plantigráficos. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo observacional que foi realizado numa amostra de 66 bailarinas clássicas da cidade de Teresina/PI, com média de idade de 17,0 ± 3,1 anos e no mí­nimo 2 anos de prática. O instrumento avaliativo utilizado foi um plantí­grafo da marca PODO tech e a classificação seguiu os critérios definidos por Viladot. Os dados foram analisados por estatí­stica descritiva e pelo teste de correlação linear de Pearson. Resultados: Verificou-se prevalência de pés cavos (62,1%), seguido por pés normais (36,4%) e pé plano (1,5%). Não houve correlação entre o tipo de pé e o tempo de prática. Contudo, encontrou-se correlação fraca e moderada entre o tipo de pé e os pontos de hiperpressões e as dores, respectivamente. Conclusão: A prática do ballet clássico contribui para a formação de um pé cavo, sendo necessária intervenção frente a possí­veis danos que possam estar associados a este fato.

Palavras-chave: impressões plantares, pé plano, pé cavo, dor.

Biografia do Autor

Ana Vannise de Melo Gomes, Uninovafapi

Ft., Esp., Docente do Curso de Fisioterapia da Uninovafapi

Darlan de Oliveira Alencar, Uninovafapi

FT., Uninovafapi

Rebeca Conceição Torres Santos da Costa, CEUT

Ft., Especialista em fisioterapia traumato-ortopédica manipulativa pela CEUT

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Publicado

2017-06-25

Edição

Seção

Artigos originais