Fisioterapia na escola: avaliação postural

Autores

  • Cristina Mari Zanella Back UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v10i2.1505

Resumo

As alterações posturais são problemas ortopédicos que podem acarretar prejuí­zos funcionais ao ser humano. Programas de detecção precoce dos desvios posturais têm sido adotados em escolas, nos últimos anos, sendo importante examinar periodicamente estes escolares, particularmente durante as fases em que o crescimento é mais intenso. Este estudo objetivou analisar a prevalência de alterações posturais em alunos de 1ª í  4ª série do ensino fundamental, da Escola de Educação Básica São Judas Tadeu no municí­pio de Tubarão/SC, apontar as alterações posturais mais encontradas com relação ao gênero e faixa etária e identificar a diferença entre os gêneros com relação í  situação postural. Foram analisados 44 escolares, com auxí­lio de imagens fotográficas e de um software gráfico. Na avaliação observou-se os segmentos da cabeça, ombros, coluna, tronco, tórax, abdômen, quadril, joelhos e pés. Os dados foram tratados utilizando a estatí­stica descritiva e o teste de Wilcoxon para amostras independentes. Comparando os escolares de ambos os gêneros, observou-se que tanto as meninas quanto os meninos apresentaram uma maior incidência de inclinação de tronco para direita. No plano sagital, as meninas apresentaram uma prevalência maior de hiperlordose lombar (34,48%), e os meninos de protusão abdominal (40%). Conclui-se que as alterações posturais apresentaram-se em todas as idades, não havendo diferença significativa entre meninos e meninas.

Palavras-chave: escolares, avaliação postural, fisioterapia.

Biografia do Autor

Cristina Mari Zanella Back, UNISUL

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

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Publicado

2017-12-16

Edição

Seção

Artigos originais