Fatores de risco para LER/DORT no setor de montagem de uma indústria de calçados
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i3.1526Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identiï¬ car fatores de risco que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de LER/DORT em trabalhadores do setor de montagem da indústria calçadista, e identiï¬ car a localização e intensidade de dor/desconforto. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado pelo pesquisador, do diagrama de Corlett e Bishop, e da análise de fadiga muscular de Rodgers, que foram aplicados a 43 indivíduos no setor de montagem. Os resultados permitiram identiï¬ car a realização de horas extras, repetitividade e posturas inadequadas como principais fatores de risco. Além disso, fatores ambientais como altas temperaturas e ruído acima dos níveis de tolerância, que podem ser contributivos, foram encontrados. Observou-se, ainda, que os ombros, o punho direito, as pernas, os pés, e costas médio apresentaram aumento signiï¬ cativo dos níveis de dor/desconforto após a jornada de trabalho. Em termos de organização do trabalho, veriï¬ cou-se que a vigência do sistema taylorista/fordista de produção induziu os trabalhadores í realização de movimentos altamente repetitivos e, em conseqüência í fadiga muscular que representam grande risco para o desenvolvimento de LER/DORT. Desta forma, torna-se necessário que se discuta o sistema de produção vigente na empresa estudada. Palavras-chave: ergonomia, fatores de risco, indústria calçadista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.