Escalas de avaliação aplicadas í espondilite anquilosante pertinentes í ï¬ sioterapia
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i3.1531Resumo
A espondilite anquilosante (EA) é uma doença infl amatória crônica que acomete preferencialmente o esqueleto axial. A patologia evolui de forma insidiosa e é potencialmente debilitante, levando a redução da qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão literária das escalas de avaliação em EA (BASFI - Bath Ankylosing Spondylitis Functional Index, DFI - Dougado´s Functional Index, EVA – Escala Visual Analógica e BASDAI - Bath Ankylosing Spondylitis Disease Activity Index) pertinentes í ï¬ sioterapia, especiï¬ camente dos domínios: função, dor, mobilidade da coluna, rigidez e avaliação global do paciente, presentes na área SM-ARD/Fisioterapia. Foi abordada também uma escala de avaliação radiológica, SASSS (Stoke Ankylosing Spondylitis Spine Score). A revisão estendeu-se de outubro a dezembro de 2006, mediante pesquisas em livros de acervos particulares e públicos e em base de dados. Constatou-se neste estudo a necessidade da realização de pesquisas, metodologias ou complementos visando í validação de instrumentos no Brasil que sirvam de esclarecimento sobre o dinamismo e comportamento da EA diante da intervenção ï¬ sioterapêutica. Palavras-chave: espondilite anquilosante, escalas de avaliação, radiograï¬ a.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.