Estudo do perfil energético com eletrodiagnóstico ryodoraku em atletas velocistas de ciclismo
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v8i4.1793Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil energético e possíveis desequilíbrios dos meridianos em atletas velocistas ciclistas em treinamento anaeróbico lático de alta intensidade, utilizando o método de eletrodiagnóstico Ryodoraku. A aplicação desse método foi efetuada antes e após o treino no qual os atletas velocistas participantes de provas exaustivas utilizam o metabolismo anaeróbico lático, o que provoca acidez muscular, gerando um aumento da freqüência cardíaca, dificultando a função neuromuscular e, conseqüentemente, a perda de energia, prejudicando o tempo/velocidade, ou seja, a performance máxima. Algumas avaliações científicas comprovam que atletas que treinam utilizando o metabolismo anaeróbico lático toleram mais o lactato (acidez muscular) nas provas específicas melhorando o fator tempo/velocidade. Vale lembrar que além da técnica do atleta, é importante o metabolismo estar funcionando adequadamente para a demanda de esforço que necessita, pois para cada treinamento existe um tempo de recuperação que deve ser respeitado para evitar a fadiga. Concluiu-se através desta pesquisa que os atletas participantes, velocistas-ciclistas, apresentaram desequilíbrios significativos do meridiano (canal) intestino delgado, meridiano (canal) baço-pâncreas e meridiano (canal) triplo aquecedor, antes e depois do treinamento, mostrando a relação existente entre o intestino delgado e o coração, já que a função deste é controlar o sangue nos vasos sanguíneos para uma melhor irrigação. Por outro lado, a função do intestino delgado é digerir, absorver e separar o "puro" do "turvo", o que permite melhor aproveitamento das substâncias essenciais com vistas a um adequado funcionamento fisiológico. Partindo da ênfase na utilização do método Ryodoraku poder-se-ão aprofundar novas investigações sobre avaliações de atletas velocistas e, posteriormente, a utilização da acupuntura para o reequilíbrio dos desequilíbrios desses atletas.
Palavras-chave: eletroacupuntura Ryodoraku , ciclismo, lactato.
Â
Referências
NakatanyY, Yamashita K. Acupuntura Ryodoraku. México: Imar; 1980.192p.
Findeiss KC. Perfil energético de insones primários pelo método Ryodoraku Curitiba: Instituto Brasileiro de Terapias de Ensino-Ibrate; 2004.
Kaada B. The Chinese runners revolution: Tidsskr Nor Laegeforen. J Tongji Med Univ 1992;12(4):209-15.
Yu Q, ChenY. Effects of acupuncture on exercise ability in rabbits. Zhong Xi Yi Jie He Za Zhi 1990;10(6):359-60.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.